Significado do Juízo final

O que é o Juízo final:

Juízo final é o momento, de acordo com algumas doutrinas religiosas, do último e derradeiro julgamento de Deus sobre todos os seres da Terra. O Dia do Juízo, como também é conhecido, costuma ser comparado ao Apocalipse, principalmente entre os cristãos.

O conceito do Julgamento Final diverge a partir do ponto de vista das diferentes religiões ou correntes filosóficas. O modelo mais famoso mundialmente, no entanto, consiste no relato apresentado na Bíblia Cristã.

Para os cristãos, seria durante o Juízo Final que as pessoas pagariam por seus pecados ou seriam “recompensadas” pelas boas ações que fizeram durante a vida na Terra.

O Inferno é descrito como o local de destino para os pecadores, que permaneceriam toda a eternidade em constante tortura e sofrimento. Por outro lado, aqueles que seguiram os mandamentos de Deus estariam destinados ao Paraíso, onde passariam a ter uma vida eterna de felicidade.

Saiba mais sobre o significado do Apocalipse.

O Juízo Final, de Michelangelo

Esta é uma das obras mais célebres do artista renascentista italiano Michelangelo, localizada na parede do altar da icônica Capela Sistina, na cidade do Vaticano.

Este afresco canônico (Il Giudizio Universale, em italiano) demorou quatro anos para ser finalizado pelo artista (1536 – 1541). A obra, como o nome sugere, retrata a suposta vinda de Jesus Cristo no dia do Juízo Final, conforme é descrito na versão católica da Bíblia.

O Juízo Final - Michelangelo

Esta obra de Michelangelo despertou uma grande polêmica na época em que foi concluída, principalmente devido a retratação de diversas figuras nuas, visto que o artista italiano era um grande admirador da estética greco-romana.

O Concílio de Trento (um dos principais da Igreja Católica) havia decidido proibir qualquer tipo de nudez envolvendo a arte sacra. Por isso, após a morte de Michelangelo, várias das imagens foram censuradas e redesenhadas, a fim de esconder as partes íntimas de alguns personagens da obra.

Ver também: o significado de Juízo.

Data de atualização: 28/10/2016. O significado do Juízo final está na categoria: Religião