Significado de Juízo

O que é Juízo:

Juízo é o ato ou ação de julgar, avaliar e tirar conclusões a partir da comparação de diferentes situações ou pontos de vista. Juízo também pode representar a qualidade de quem age com prudência, de modo responsável e consciente de suas ações.

Ter juízo significa ser dotado com a capacidade de raciocinar de modo sensato, com discernimento, bom senso e responsabilidade. Quando se diz que determinada pessoa tem juízo quer dizer que possui um bom equilíbrio mental.

No âmbito da justiça, o juízo pode ser considerado o conjunto de atividades desempenhadas pelos juízes no exercício de suas funções. O juízo ainda pode ser o órgão do Poder Judiciário onde são executadas as atividades do direito, através de juízes e pelo tribunal.

Saiba o significado de Sub judice.

Alguns dos principais sinônimos de juízo são: raciocínio, julgamento, apreciação, opinião, parecer, prudência, conselho, bom senso, critério e ponderação.

Juízo final

Também conhecido como Julgamento Final, este é o momento profético descrito na Bíblia Sagrada onde Deus, supostamente, fará um grande julgamento entre todas as pessoas que já viveram ao longo da história da humanidade.

Existem várias versões sobre o juízo final, de acordo com as diferentes doutrinas religiosas, sendo a mais conhecida a narrativa do livro Apocalipse, da Bíblia Cristã. Segundo essa versão, o juízo final ocorreria após a ressurreição dos mortos e da segunda vinda do Messias ao mundo dos vivos.

Ainda seguindo a interpretação cristã do juízo final, Deus julgaria por definitivo e eternamente todas as pessoas, condenando-as a passar a eternidade no Paraíso ou no Inferno, de acordo com o comportamento e atitudes que tiveram ao longo de suas vidas.

Saiba mais sobre o significado do Apocalipse e do Juízo Final.

Juízo de valor

É o julgamento feito sobre algo ou alguém tendo como base valores morais e culturais particulares e individuais.

O juízo de valor não é feito a partir de um raciocínio imparcial e objetivo, mas sim pautado em preconceitos e ideias pré-concebidas no imaginário de determinada pessoa. Por este motivo, em muitos casos, o juízo de valor é tido como uma característica pejorativa.

No espectro social, os juízos de valores ditam os padrões de comportamento básicos das sociedades, como por exemplo: o certo e o errado, o feio e o bonito, o bem e o mal, e etc.

Saiba mais sobre Juízo de valor.

Juízo de fato

Consiste na avaliação sobre algo com base nas ideias e conceitos desenvolvidos a partir da sua observação e vivência. Em suma, seriam as conclusões feitas a partir de constatações da realidade em si.

Saiba mais sobre o significado de Juízo de fato.

Data de atualização: 28/10/2016.