Significado de Jurássico

O que é Jurássico:

Jurássico é o segundo período geológico da Era Mesozóica, compreendido aproximadamente entre 200 a 155 milhões de anos atrás, e foi marcado pelo começo da expansão dos dinossauros pelo planeta.

Foi também durante o Jurássico que a separação dos continentes, que em outrora era um imenso bloco de terra chamado de Pangéia, começa a ficar mais evidente.

Com a separação dos continentes, o clima na Terra também começa a mudar. As temperaturas começam a ficar mais amenas e equilibradas, favorecendo o aparecimento de gigantescas florestas temperadas e úmidas.

Grande parte do Jurássico é de baixa atividade tectónica. As novas condições climáticas fizeram com que os repteis se tornassem maiores e mais poderosos. Outras novas espécies, como as aves e alguns mamíferos também surgiram nesta fase.

Etimologicamente, o termo “Jurássico” foi criado em referência às montanhas Jura, que estão localizadas atualmente nos Alpes franceses e que apresentam grandes quantidades de rochas oriundas deste período.

A Era Mesozóica é formada por três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Saiba mais sobre o significado de Cretáceo.

O Jurássico foi dividido em três principais períodos: Jurássico Inferior, Jurássico Médio e Jurássico Superior.

Jurássico Inferior

O Jurássico Inferior, conhecido também por Jurássico Liásico, é a primeira fase do período Jurássico, que aconteceu entre aproximadamente 200 e 175 milhões de anos atrás.

O megacontinente de Pangeia estava se dividindo em dois, graças ao aumento no nível dos oceanos da época: Laurásia, no Hemisfério Norte, e Gondwana, no Hemisfério Sul.

O clima neste período é árido e quente, mas mesmo assim foi neste período que começou o processo de dominação dos reptéis pela terra e aparecimento dos crocodilos.

Nesta fase do Jurássico, a região que hoje é a Amazônia, era tomada por um enorme deserto.

Jurássico Médio

No Jurássico Médio ou Dogger (175 a 161 milhões de anos atrás) os continentes continuam em processo de separação, entre Laurásia e Bondwana.

A principal característica deste período é a abertura do oceano Atlântico Norte.

Neste período o clima começa a se tornar mais ameno, propiciando a intensificação na evolução e surgimento de novas espécies, como alguns mamíferos e plantas.

Jurássico Superior

O Jurássico Superior ou Malm (161 a 145 milhões de anos) é a última fase do período Jurássico, dando início ao Cretáceo.

Esta etapa é caracterizada pela finalização da separação da Laurásia e Bondwana, sendo que este último começa a se separar entre Bondwana Ocidental e Oriental.

O clima era predominantemente quente e úmido, o que propiciou o surgimento de mais espécies de dinossauros e o aumento da vegetação abundante.

Jurassic Park

Os dinossauros sempre fascinaram os seres humanos, pela sua grandiosidade e poder.

Atualmente, existem várias formas de arte que exploram este assunto, principalmente o cinema.

A franquia Jurassic Park, por exemplo, foi uma série de filmes dirigidos por Steven Spielberg e que fizeram muito sucesso ao retratar como seria a fauna e flora no período Jurássico.

Data de atualização: 05/06/2015.