Significado de Juros Simples

O que são Juros Simples:

Os juros simples são os rendimentos obtidos através de um investimento com capital inicial. Eles consistem no percentual calculado a partir deste valor.

Este rendimento é aplicado a um montante que foi emprestado e funciona como um aluguel deste empréstimo, com uma taxa que é definida com base no valor inicial, na taxa de juro e no tempo, representada pela equação abaixo:

equação juros simples

Por exemplo, uma pessoa tem uma dívida no valor de R$ 1000,00 (mil reais), que deverá ser paga com juros de 8% ao mês, adotando o regime de juros simples e esta dívida deverá ser paga em dois meses.

Os juros calculados para esta dívida serão:

j = 1000 x 0.08 x 2 = 160

Ou seja, a pessoa em questão pagará, além dos 1000 reais da dívida, mais 160 reais de juros.

O mais importante na hora de efetuar o cálculo de juros simples é o fato dos juros produzidos num determinado período não sofrerem acumulações, para que eles sejam sempre iguais em todos os períodos em que o investimento tiver algum rendimento.

Este é um assunto muito comum nas disciplinas de matemática financeira, pois os bancos geralmente utilizam uma combinação entre os conceitos de juros comerciais e exatos para calcular os juros em transações financeiras de curto prazo.

Veja também o significado de Juros.

Juros Compostos

Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes.

Veja mais sobre o significado de Juros Compostos.

Data de atualização: 22/08/2019.