Significado de Kaput

O que é Kaput:

Kaput é uma gíria que significa "quebrado", "arruinado", "destruído". É uma palavra derivada da alemã "kaputt" que significa "quebrado", "estragado". Indica que algo está "detonado", "arruinado". Por exemplo, quando o computador não funciona, diz-se que o computador está "kaputt"! Ou seja, o computador "pifou", "deu pau".

Às vezes surge uma grande confusão entre a palavra "kaput" e a palavra latina "caput" (cabeça). Uma possível explicação para o relacionamento dos dois termos, seria o período da Idade Média quando a peste bubônica matou muitas pessoas. Os mortos eram contados por cabeça. A relação com a palavra alemã "kaputt" seria a referência de cada morto (cada cabeça) como perdido, aniquilado, sem utilidade.

A palavra latina "caput", cujo significado é "cabeça", se usa para indicar a parte mais alta de algo que foi referido, a parte principal. É amplamente usada em textos jurídicos, em artigos de lei que constam de códigos, constituições, etc.

Um exemplo é o artigo 1º da Constiuição brasileira, cujo caput é :"A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos".

Data de atualização: 09/06/2012.