Significado de Kelvin

O que significa Kelvin:

Kelvin é o nome dado para a unidade básica da temperatura termodinâmica, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades.

A temperatura de 1 Kelvin corresponde a -272,15 ºC (celsius) e -457,87ºF (Fahrenheit). Na escala Kelvin, por exemplo, 273,15 Kelvin equivale a 0º graus Celsius e 32 Fahrenheit.

Além disso, 0º K indica o zero absoluto, uma situação onde se verifica uma temperatura de -273,15 ºC ou -459,67 ºF. O zero absoluto é um conceito teórico que indica a temperatura mais baixa que pode ser verificada no Universo. Nestas condições a energia cinética das moléculas é anulada, e elas ficam imóveis.

Esta escala tem este nome em homenagem ao Lord Kelvin, um título atribuído a William Thomson, um físico nascido na Irlanda. O trabalho deste cientista britânico foi de elevada importância, sendo usado para fabricar cabos elétricos e galvanômetros. Além disso, Lord Kelvin também esteve envolvido na instalação do sistema telefônico no Grã-Bretanha. O título de nobreza recebido aos 68 anos foi um reconhecimento pelo seu trabalho.

Existem vários sites que disponibilizam ferramentas de conversão entre Kelvin, Fahrenheit e Celsius, as três escalas de temperatura mais populares.

Data de atualização: 23/10/2014.