Significado de Keylogger

O que é Keylogger:

Keylogger é um software de espionagem que registra e armazena a informação de todas as teclas digitadas no teclado de um computador, por exemplo. Este dispositivo é usado por hackers para descobrir dados pessoais do usuário desavisado, como contas bancárias, senhas em redes sociais e etc.

Para que o keylogger funcione, é necessário a instalação e execução desse programa no computador. A partir daí, todas as ações feitas com uso do teclado do PC serão gravadas e armazenadas, estando essas informações disponíveis a qualquer momento para o indivíduo com acesso ao keylogger previamente instalado.

Originalmente, a função keylogging foi criada para poder ser usada pelas empresas para monitorar a atividade dos seus funcionários nos computadores, ou mesmo para que os pais possam checar o tipo de conteúdo que seus filhos acessam, principalmente quando eles têm acesso a internet.

Mas, ao mesmo tempo que o keylogger pode ser uma boa ferramenta de segurança, também se transforma num perigoso risco para os usuários. Pessoas má intencionadas podem utilizar este software para espionar e roubar dados sigilosos de pessoas e empresas.

Para evitar a contaminação dos dispositivos eletrônicos com keyloggers mal-intencionados, os usuários devem ter cuidado ao acessar ou fazer download de conteúdos desconhecidos, pois os hackers costumam “camuflar” funções keyloggings em programas terceiros. Para saber mais, leia o artigo Cavalo de Tróia.

Saiba mais sobre o significado de Hacker.

Outra dica importante é manter o computador com o antivírus sempre atualizado, assim como a rede firewall ativa e o antispyware (programa contra vírus de espionagem).

Atualmente, existem diversos aplicativos com função keylogging disponíveis para download, desde versões simples e gratuitas, até mais complexas e pagas.

Ver também: significado de Spyware.

O significado de Keylogger está na categoria: Tecnologia