Significado de Kinect

O que é Kinect:

Kinect é um sensor de movimentos desenvolvido exclusivamente para os consoles Xbox 360 e Xbox One, ambos da Microsoft.

Este aparelho permite que os jogadores possam ter uma experiência de jogabilidade diferente da tradicional, devido ao fato de dispensar o uso de controles ou joysticks para jogar.

A tecnologia do Kinect permite que os jogadores interajam livremente com os jogos de videogame, sem ter a necessidade de ter o controle em mãos, ou seja, apenas através dos movimentos do próprio corpo. Este dispositivo foi considerado uma inovação, principalmente pelas tecnologias já utilizadas pelos concorrentes, como o Wii da Nintendo.

O Kinect funciona através de duas câmeras, uma que reconhece o rosto da pessoa e outra infravermelha, que é capaz de reconhecer os movimento e profundidades. Esta última câmera divide o corpo humano em 48 pontos, que são identificados em tempo real, através de sensores.

O aparelho ainda é equipado com um microfone micro-vetorial, capaz de captar e isolar a fala dos jogadores do som ambiente, além de conseguir captar comandos de voz.

O Kinect compreende linguagens, sinais e movimentos, e faz com que os jogadores possam jogar e brincar, sem precisar estar segurando nada para que o jogo faça os mesmos movimentos.

Originalmente, o Kinect era conhecido como “Project Natal”, uma referência direta a capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. O responsável por este batismo provisório foi o brasileiro Alex Kipman, que estava na equipe de pesquisadores da tecnologia que deu origem ao Kinect.

Data de atualização: 10/08/2016.