Significado de Kitsch

O que é Kitsch:

Kitsch é um substantivo com origem no alemão que descreve uma coisa com mau gosto, no âmbito da estética. É um conteúdo criado para apelar ao gosto popular.

Sendo uma coisa com pouca qualidade, muitas vezes a obra kitsch é sentimentalista ou sensacionalista. Verskitchen, a palavra em alemão que origina este termo, designa a fraude de imitar de obras de arte.

Alguns exemplos de objetos kitsch são bibelôs, bichinhos de pelúcia, etc. Em sentido popular, a palavra kitsch tem um sentido pejorativo e pode ser traduzida por reles, brega ou cafona.

Esta palavra começou a ser usada por volta de 1870, servia para descrever objetos que estão na moda, mas que são feitos sem rigor estilístico. O kitsch tem uma elevada aceitação do público, da cultura de massa, que recebe esses conteúdos passivamente, sem mentalidade crítica.

Este estilo está relacionado com estereótipos artísticos, sociais e culturais, e substitui elementos do folclore. O kitsch também é uma questão relatividade, porque o conceito de bom ou ruim é relativo. Assim, o que é kitsch para alguns não é para outros.

Data de atualização: 14/07/2014.