Significado de Kizomba

O que é Kizomba:

Kizomba é um estilo musical e de dança africana, que surgiu na Angola em meados dos anos 1980. O ritmo nasceu a partir da fusão do semba, do zouk e de outros gêneros estrangeiros, como o merengue e algumas baladas da Música Popular Brasileira (MPB).

Etimologicamente, kizomba é uma palavra que se originou a partir do kinbundo - língua africana que ainda é falada na Angola e que ajudou a construir algumas expressões e termos conhecidos no Brasil - e que significa a "exaltação do povo", como forma de celebrar a vida e a libertação dos escravos africanos.

A banda angolana "Os Fachos", formada por integrantes da Força Armada Popular de Libertação de Angola (FAPLA), ficou conhecida como a precursora do kizomba (nos moldes conhecidos atualmente) nos anos 80.

No entanto, as chamadas kizombadas já eram conhecidas desde muito antes. Entre os anos 1950 e 1960, as kizombas eram caracterizadas por serem grandes festas, com misturas de vários gêneros de músicas e danças africanas, como uma forma de celebração à cultura e à liberdade do negro.

O kizomba pode ser ramificado em três sub-gêneros: a "passada" (ritmo clássico), a "tarraxinha", a "quadrinha" e a "ventoinha".

Data de atualização: 18/12/2014.