Significado de Know-why

O que é Know-why:

É uma expressão comumente dita no meio empresarial e é traduzida literalmente para "saber porquê".

Este termo é indispensável na elaboração de novos projetos ou tomada de decisões estratégicas dentro de uma organização.

O know-why tem por objetivo fazer com que os envolvidos pensem na essência de tal projeto ou decisão, entendendo o propósito daquela estratégia ou ação.

Um dos pontos fundamentais dessa expressão é promover uma reflexão profunda sobre estratégias inovadoras e desenvolvimento de meios de produção que consigam economizar em mão-de-obra, tempo, equipamentos e dinheiro, para produzir os mesmos bens e serviços.

Para os líderes desenvolverem o know-why é necessário que interiorizem a visão da empresa, ou seja, que compreendam o que a empresa espera futuramente, para assim trabalharem na direção certa, em função das tendências do mercado e dos desejos dos consumidores.

Know-why e know-how

Know-why é um conceito desenvolvido na mesma linha de pensamento do know-how.

Porém, know-how é o conhecimento de como fazer alguma coisa, enquanto o know-why está relacionado com o conhecimento do propósito de um negócio, ou seja, saber a importância e o valor do trabalho desenvolvido.

Basicamente, quando alguém alega que possui know-how sobre algo, ele literalmente quer expressar que possui o conhecimento sobre aquilo ou sabe como executá-lo, não necessariamente tem o conhecimento sobre o propósito daquele trabalho ou ação.

Mesmo possuindo diferentes propósitos e significados dentro do meio empresarial, o equilíbrio de know-how e know-why nas tomadas de decisões de uma organização, criará o resultado desejado nas ações de uma empresa.

Know-how é importante, mas deve ser implementado em conjunto com o know-why para que faça sentido no direcionamento do projeto ou ação que está sendo elaborado.

Veja também o significado de Know-how.

Data de atualização: 12/03/2019.