Significado de Kosher

O que é Kosher:

Kosher (ou kasher) é um termo que faz referência aos alimentos que são adequados ou permitidos pelas leis alimentares do judaísmo.

A palavra de origem iídiche (língua indo-europeia que foi adotada pelos judeus) kosher significa literalmente “permitido” ou “apropriado”, sendo utilizada dentro do kashrut, um conjunto de deveres alimentares estabelecidos pela lei judaica (halachá).

Alimentos kosher

As leis que determinam a dieta kosher são bastante complexas e exigentes, sendo todas derivadas principalmente de dois principais livros do Torá (livro sagrado para os judeus): o Levítico e o Deuteronômio.

Algumas das regras básicas do kashrut incluem:

  • Carne e leite não devem ser misturados ou ingeridos juntos;
  • Todo o sangue do animal deve ser drenado antes de ser consumido;
  • Proibido consumir carne de porco, moluscos e frutos do mar;
  • Só podem ser consumidos peixes com escamas e barbatanas;
  • Produtos a base de uva só devem ser consumidos se forem produzidos por um judeu;
  • Proibida a ingestão de insetos e vermes;
  • Frutas, legumes e vegetais devem ser muito bem examinados e lavados antes do consumo, para evitar a ingestão de insetos ou parasitas que são considerados proibidos para a lei judaica;

Todos os alimentos que não são considerados kosher são denominados treif, que significa “proibido” na tradução do hebraico para o português.

Existe um “ritual” que também deve ser seguido na hora de matar os animais aptos para o consumo dos judeus que seguem o kashrut.

Os animais devem estar completamente saudáveis e todo o seu sangue deve ser drenado antes do consumo, além da eliminação de determinados órgãos e partes do corpo que são proibidos.

Para fazer a "purificação" da carne, ou seja, filtrar todo o sangue, usa-se um tipo de sal especial, denominado sal kosher. O sal kosher possui grãos maiores e mais cristalinos que os tradicionais sais de cozinha, sendo comumente utilizados para tratar e conservar carnes e peixes. 

Certificado kosher

Algumas empresas emitem certificados que atestam o cumprimento de todos os processos que fazem parte das leis de alimentação judaica.

No Brasil, os alimentos que possuem em sua embalagem a letra “U” dentro de um círculo significa que foram certificados pela União Ortodoxa como alimento kosher.

Já o termo “pareve” é utilizado nas embalagens quando aquele produto não contém leite, carne ou os seus derivados.

Kosher e Halal

Assim como no judaísmo, o islamismo também tem um sistema de leis alimentares, chamado de halal.

O halal é todo o alimento permitido para consumo pelo Alcorão, livro sagrado da religião islâmica.

As regras da dieta halal é bastante parecida com a kosher, sendo também proibido o consumo de carne de porco, cachorros, gatos, animais que tenham presas, que sejam pestilentos ou repulsivos, por exemplo.

O ritual de abate halal é muito específico e rigoroso, tendo que ser todo o processo acompanhado por inspetores muçulmanos que garantam o cumprimento das leis.

Ver também o significado de Islamismo

Data de atualização: 28/05/2015. O significado de Kosher está na categoria: Geral

Veja Também