Significado de Laicidade

O que é Laicidade:

Laicidade é um substantivo feminino que designa a qualidade de algo ou de alguém que é laico. A laicidade corresponde a uma doutrina ou um sistema político que defende a exclusão da influência da religião no estado, na cultura e na educação. A laicidade é uma característica da grande maioria dos países.

A laicidade sofreu uma expansão com a Revolução Francesa e teve como consequência a separação entre a Igreja e o Estado. Por esse motivo, a laicidade é centrada na cultura e no ensino. Alguns autores afirmam que em alguns casos, a laicidade originou a irreligiosidade, e muitas vezes a anti-religiosidade, que muitas vezes culminam em manifestações contra algumas religiões, como o catolicismo, por exemplo.

Muitos dicionários classificam o laicismo como um sinônimo de laicidade, pois ambas as expressões se referem a alguma coisa que é laica. Apesar disso, alguns estudiosos defendem que os dois termos são distintos, sendo que o laicismo se refere ao conceito de ausência de interferência de uma ordem religiosa em matérias do Governo; e a laicidade diz respeito ao sistema político em si, que determina que o Estado é laico ou secular.

A laicidade de um Estado não significa que ele é contra a religião, significa que as decisões administrativas do país são tomadas pela classe política e não pela classe religiosa. Aliás, uma das tarefas do Estado Laico é garantir que existe liberdade religiosa, e que não há religiões com mais regalias e benefícios legais. De igual forma, a laicidade de um país concede o direito ao cidadão de ter ou não uma fé religiosa, sendo que essa escolha não pode ser motivo de discriminação.

Data de atualização: 06/02/2017.