Significado de Lampião

O que é um Lampião:

Lampião é um tipo de lanterna que usa combustível para embeber um pavio que é acesso com fogo, e a chama produzida serve de iluminação. Popularmente, no entanto, Lampião é conhecido como o apelido de um dos mais icônicos cangaceiros do Brasil.

Virgulino Ferreira da Silva era o verdadeiro nome de “Lampião”, um dos mais conhecidos cangaceiros do país. O bando de Lampião aterrorizou a vida de diversos fazendeiros e latifundiários nordestinos durante as primeiras décadas do século XX.

Lampião era conhecido como o “Rei do Cangaço” e “Senhor do Sertão”. Tais apelidos surgiram como consequências das suas famosas e lendárias ações de ousadia e crueldade.

Ninguém sabe a data exata do seu nascimento, mas sabe-se que Lampião é natural do sertão de Pernambuco e vivia numa família bastante pobre.

De acordo com a história, o que motivou Lampião a entrar no banditismo foi a revolta que sentiu ao ver seus pais serem assassinados por policiais após perderem a sua propriedade para latifundiários locais.

Para os pobres, Lampião era visto como uma espécie de “herói justiceiro”, pois roubava dos ricos e dividia parte das suas conquistas com os que mais necessitavam.

Ver também: o significado de Cangaço.

Lampião e Maria Bonita

O relacionamento de Lampião com Maria Bonita (Maria Gomes de Oliveira), sua esposa, ajudou a criar a narrativa dramática e romântica da vida do “rei do Cangaço” que é conhecida atualmente.

As histórias do bando de Lampião e Maria Bonita foram amplamente divulgadas através de cordéis e de outros gêneros literários. Jorge Amado e João Guimarães Rosa, por exemplo, foram alguns dos autores que exploravam os contos populares sobre Lampião em suas obras.

Lampião e Maria Bonita foram assassinados, assim como vários outros membros do seu bando, em 28 de julho de 1938, em um cerco armado organizado pela policia de Aracaju.

Todos foram decapitados e suas cabeças foram expostas em várias cidades nordestinas, como um sinal de intimidação para outros cangaceiros.

Ver também: o significado da Literatura de Cordel.

Data de atualização: 01/07/2016.