Significado de Latente

O que é Latente:

Latente significa oculto, subentendido. A palavra latente é um adjetivo de dois gêneros que qualifica aquilo que está encoberto, que não está aparente.

No sentido figurado, latente é aquilo que está disfarçado, dissimulado ou fingido.

Doença latente

Doença latente é aquela em que o agente (vírus, bactéria etc.) causador da doença permanece inativo durante algum tempo. Quando encontra condições favoráveis irá se multiplicar e provocar a doença. Entre as doenças que podem permanecer latentes no organismo estão tuberculose, sífilis, AIDS e herpes.

As plantas também podem ser atacadas por inúmeros vírus que permanecem de forma latente, que embora afetadas, não apresentam os sintomas da doença, prejudicando a forma de seleção de mudas para o plantio. A videira é uma das plantas que podem ser afetadas por vírus latentes.

Vida latente

Em biologia, vida latente é o estado de repouso de um organismo vegetal que, mesmo estando vivo, não apresenta manifestações de vida. Um exemplo de vida latente são as sementes maduras, que estão prontas para germinar.

Imagem latente

Imagem latente é uma imagem que foi gravada por um processo químico em chapa ou filme fotográfico sensibilizado pela ação da luz, e que só vem a ficar visível depois de revelada em um banho apropriado.

Data de atualização: 09/01/2014. O significado de Latente está na categoria: Geral