Significado de Lhama

Ana Zita
Revisão por Ana ZitaDoutora em Bioquímica e Investigadora científica

O que é Lhama:

A lhama (nome científico: Lama glama) é um mamífero da família dos camelos (camelidae), da ordem Artiodactyla. São animais domesticáveis e podem ser localizadas nos países andinos da América do Sul, como Bolívia, Peru, Equador, Chile e Argentina.

Acredita-se que as lhamas já eram domesticadas há cerca de 4 mil anos atrás pelos povos pré-colombianos e, assim como as alpacas - animais semelhantes que também pertencem à família dos camelos -, foram importantes para o desenvolvimento do povo inca da região.

lhama

Saiba quais são as características dos mamíferos.

Características das lhamas

As lhamas podem chegar a 1,20 metros de altura até a cernelha (ponto mais alto antes do pescoço) e podem pesar até 150 kg. Seu pelo é grosso e longo, adequado para locais de baixas temperaturas e são culturalmente importantes para a produção têxtil.

A gestação de uma lhama dura 11 meses e, na maioria dos casos, nasce apenas um filhote, que pode pesar até 11 kg. A lhama amamenta seu filhote até os 5 meses e este atinge idade sexual aos 2 anos de idade, podendo viver até 24 anos.

As lhamas se alimentam de plantas e gramíneas e são ruminantes, isto é, regurgitam o alimento depois de parcialmente digerido e voltam a mastigar em seguida.

Apesar de serem animais dóceis e calmos, podem ser facilmente irritadas. Quando se irritam ou querem chamar atenção, as lhamas cospem uma substância na direção de quem irritá-las. Essa substância é proveniente do estômago e possui um cheiro muito desagradável.

Saiba quem foram os incas.

Importância das lhamas

As lhamas vivem na área da Cordilheira dos Andes, por isso são animais adaptados a elevadas altitudes e baixas temperaturas. Os povos locais as domesticam para a produção de lã, couro, carne e também como transporte de cargas, por isso são importante fonte de renda na região.

São capazes de caminhar cerca de 40 quilômetros diariamente e podem ficar dias sem tomar água. Além disso, são animais capazes de se locomover com facilidade no relevo montanhoso - lugares em que uma mula ou um cavalo teria muita dificuldade em caminhar.

Uma lhama pode carregar, em média, 50 kg, por isso não são usadas para montaria. Caso uma lhama receba mais peso do que pode suportar, ela deita-se no chão até que o peso excedente seja retirado.

Lhama

Diferença entre lhama e alpaca

Por serem animais parecidos, as lhamas e alpacas podem ser confundidas. Apesar de serem ambas da família dos camelos, de viverem no mesmo habitat e ambas serem domesticáveis e herbívoras, são animais de espécies diferentes.

As alpacas (nome científico: Vicugna pacos) são menores que as lhamas, medem cerca de 90 centímetros de altura e pesam no máximo 60 kg, enquanto as lhamas chegam a 1,20 metros e 150 kg.

As alpacas possuem a face e as orelhas mais arredondadas e as lhamas têm rostos e orelhas mais pontiagudos - essa é uma das características mais fáceis para distingui-las.

As alpacas possuem uma lã mais macia e mais valorizada para a produção têxtil, já o pelo das lhamas é mais áspero e duro.

Lhama

Conheça mais sobre incas, maias e astecas.

Data de atualização: 19/08/2019.

Ana Zita
Revisão por Ana Zita
Doutora em Bioquímica do Instituto Venezuelano de Investigações Científicas - IVIC (2001). Investigadora com mais de dez anos de experiência em instituições científicas na Venezuela e Austrália. Atualmente divide a redação de conteúdos educativos com a agricultura científica.