Significado de Libido

O que é a Libido:

Libido é o substantivo feminino com origem no latim libido e que é usado para descrever o desejo ou impulso sexual de um homem ou mulher.

No âmbito da psicologia, a libido é fundamental para entender o comportamento humano, porque o condiciona e é vista como a energia que direciona os instintos vitais.

Como não está ligada exclusivamente aos órgãos genitais, a libido pode ser direcionada em relação a uma pessoa, objeto, ao próprio corpo ou a uma atividade intelectual.

No âmbito da psicanálise, de acordo com Freud, a libido consiste em uma energia psíquica que resulta maioritariamente do instinto sexual e que determina o comportamento da vida do homem. Segundo Carl Jung, é uma energia ou força vital psíquica.

Falta de libido

Vários motivos podem diminuir tanto a libido masculina como a feminina. Uma baixa autoestima e alimentação inadequada podem reduzir a libido tanto em homens como mulheres.

Nos homens, a diminuição da libido muitas vezes é causada pelo diminuição do hormônio conhecido como testosterona. No entanto também pode ser um efeito secundário de algum medicamento que o indivíduo esteja tomando. Outro fator que pode causar a diminuição da libido é o stress. Algumas condições psicológicas como a depressão e ansiedade também podem diminuir a libido.

Na mulher, o hipotiroidismo ou a utilização de alguns anticoncepcionais pode causar a diminuição da libido. O ciclo menstrual também tem uma grande influência na sua libido, sendo que quando está no período fértil, a sua libido aumenta.

Alguns hábitos sociais também podem potenciar a redução da libido, como uma televisão no quarto de um casal, por exemplo. Fumar e o consumo excessivo de álcool também são práticas que reduzem a libido.

Aumento da libido

Existem suplementos ou plantas que possuem a particularidade de aumentar a libido. É o exemplo do ginseng e da erva daninha tribulus terrestris, sendo que esta última tem como maior função a recuperação da libido e do apetite sexual, porque aumenta a produção natural da testosterona.

No entanto, muitas vezes a melhor forma de aumentar a libido é mudar o estilo de vida, diminuindo o stress e experimentando coisas novas que melhorem o nível de vida, como alimentação, prática de exercício físico, etc.

O significado de Libido está na categoria: Geral