Significado de Lobby

O que é Lobby:

Lobby é uma palavra de origem inglesa e que significa “antessala” ou “salão”, na tradução literal para a língua portuguesa.

No entanto, este termo é comumente utilizado para designar um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas, que se organizam em torno de um objetivo em comum e tentam interferir nas decisões do poder executivo e legislativo para que estas coincidam com os seus interesses.

Os lobbys, também conhecidos por grupos de pressão, são muito comuns no âmbito político. Teoricamente, são tidos como uma forma de debater e comunicar os interesses de determinados grupos sociais ou de interesse aos parlamentares ou executivos do governo.

Quando utilizado de maneira transparente e saudável, o lobby pode ser uma importante ferramenta que garante os direitos civis e políticos dos grupos sociais.

Aliás, está entre os deveres do cidadão influenciar e participar de maneira ativa nas decisões do legislativo, assegurando um equilíbrio e melhor qualidade de vida para todas as classes sociais e econômicas do país.

Os membros de um lobby são conhecidos por lobistas, ou seja, aquele que faz o lobby

Lobby no Brasil

No Brasil o lobby ganhou uma intensa conotação pejorativa, devido aos envolvimentos com a corrupção, chantagens e demais mecanismos de pressão ilícitos praticados pelos políticos e grandes empresários.

Os interesses particulares e egoístas destes lobbys prejudicam a população em geral, pois visam exclusivamente os próprios interesses de grupos políticos.

Outro modo perverso é a aceitação de propina, cedida por grupos de pressão, para que os seus interesses particulares sejam atendidos, sem a instauração de um debate público onde a população interessada tenha a oportunidade de intervir.

Ver também o significado de Panelinha

O significado de Lobby está nas categorias: Geral, Expressões em Inglês