Significado de Lobista

O que é um Lobista:

Lobista é a pessoa que pratica lobby político, ou seja, manipula as negociações nas instâncias dos poderes da esfera pública para benefício próprio e de seus aliados, ou ainda para prejudicar os adversários.

Na realidade, existem diversos tipos de lobby para além do político, no entanto este acaba por ser o mais expressivo na sociedade contemporânea brasileira. 

O lobista age em grupos organizados, seja de modo ostensivo ou velado, com o intuito de defender os interesses destes. Assim, é responsável por influenciar tomadas de decisões para que determinada lei seja aprovada ou vetada, por exemplo.

Do ponto de vista da opinião pública, os lobistas acabam por ser taxados como corruptos, pois acredita-se que há uma troca de favores entre estas pessoas e os partidos políticos. No entanto, a definição original da ação do lobista não é pejorativa, mas sim neutra.

Quando feito de maneira transparente e saudável, o lobby se apresenta como uma importante ferramenta para garantir os direitos civis e políticos de determinados grupos sociais. 

Aliás, consiste num dever do cidadão agir como lobista, ou seja, participar e ajudar a influenciar de maneira ativa as decisões tomadas no poder legislativo. Desta forma, o lobista contribui para melhorar a qualidade de vida de todas as classes sociais e econômicas do país de modo equilibrado. 

Etimologicamente, o termo "lobista" se originou a partir do inglês lobby, que significa literalmente "salão" ou "corredor", em português. De acordo com alguns especialistas, esta relação entre as palavras surgiu devido o fato das pressões e articulações entre os políticos ocorrerem em lobbies de hóteis e congressos.

Saiba mais sobre o significado de Lobby.

Lobista no Brasil

No Brasil, como dito, o lobista ganhou uma conotação negativa, principalmente por estar relacionado com atos de corrupção e movimentos de pressão ilícitos. 

Ao contrário dos lobistas que agem em prol do bem coletivo, os lobistas brasileiros, como ficaram popularmente conhecidos, têm interesses egoístas e que beneficiam apenas os desejos dos seus grupos políticos.

Lobista e Doleiro

Ao contrário do lobista, a prática do doleiro é considerada um crime de acordo com a Polícia Federal. Esta pessoa recebe este nome por fazer negociações em moedas estrangeiras, seguindo as regras de um mercado alternativo ao convencional.

Desta forma, o doleiro faz conversões e cobra taxas que não seguem as regras estabelecidas pela lei vigente. Além de não serem fiscalizadas, as ações dos doleiros também não são regulamentadas pelo Governo e, por este motivo, são tidas como ilegais. 

Saiba mais sobre o significado de Doleiro.

O significado de Lobista está na categoria: Geral