Significado de Logística empresarial

O que é a Logística empresarial:

Logística empresarial é uma área da Administração que se dedica em organizar os processos de produção da empresa.

Também chamada de logística tradicional, ela propõe caminhos para melhorar a operação de produção da empresa, de maneira que aumente a eficiência do trabalho feito e consequentemente a demanda e a oferta do produto.

A logística empresarial atua sendo responsável por quatro funções básicas do processo de produção: as de aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produtos.

Este procedimento ajuda os donos das empresas a terem a maior eficiência na sua produção, além de ser uma forma de destacar a atividade da empresa no mercado competitivo.

Além disto, a logística empresarial também influencia em fatores importantes no processo chamado de cadeia de suprimentos de um produto (supply chain).

Saiba mais sobre Supply chain.

A cadeia de suprimentos engloba todos os estágios e atores envolvidos direta ou indiretamente no atendimento de um pedido como fornecedores, distribuidores, lojistas e clientes. A participação desses atores no processo de produção está, de alguma forma, encadeada, dando a ideia de cadeia.

Quanto mais complexa for a atividade e o ramo em que a empresa atua, maior é a necessidade de coordenar de maneira mais sistêmica o processo de produção e a cadeia de suprimentos (supply chain) de um pedido, ou seja, maior é a necessidade de se pensar na logística empresarial.

Neste sentido, compreende-se o valor que a logística empresarial pode agregar em uma empresa. A rapidez, atenção e eficiência da entrega fazem parte de como o cliente enxerga a marca e o conteúdo da compra, contribuindo para sua satisfação.

Veja também o significado de Logística e de Cadeia de Valor Empresarial.

Data de atualização: 07/11/2017.