Significado de Logística reversa

O que é a Logística reversa:

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social que consiste num conjunto de ações, procedimentos e métodos utilizados para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos do setor empresarial. Este instrumento visa o reaproveitamento dos resíduos para a própria empresa ou para qualquer outro ciclo produtivo que tenha uma destinação final adequada do material coletado.

Este sistema foi proposto de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela lei 12.305 de 2 de agosto de 2010 e sua implantação, que passou a vigorar a partir de 2014. É mais um mecanismo para o desenvolvimento sustentável do planeta, uma vez que ele possibilita a reutilização e a redução no consumo de matérias-primas.

Entre os conceitos que este sistema introduz, o mais importante é a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, uma vez que a atribuição de limpeza e de manejo urbano dos resíduos sólidos será feita de maneira individual e de responsabilidade de todas as partes envolvidas, sejam consumidores, empresários, fabricantes ou comerciantes.

O sistema então é proposto com o objetivo de lidar principalmente com os seguintes produtos: pneus; pilhas e baterias; embalagens e resíduos de agrotóxicos; lâmpadas fluorescentes, de mercúrio e vapor de sódio; óleos lubrificantes automotivos; peças e equipamentos eletrônicos e de informática; e eletrodomésticos.

Desta maneira, o sistema minimiza o volume destes resíduos e dos rejeitos gerados e reduz os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental.

O processo da logística reversa também responsabiliza as empresas e estabelece uma relação dos municípios para a gestão do lixo, onde, por exemplo, os produtores de um produto eletrônico terão que prever como serão realizadas as devoluções, a reciclagem e a sua destinação ambiental adequada, sobretudo dos que possam retornar o ciclo produtivo.

Neste sistema, cabe agora aos consumidores devolver os produtos que têm mais utilidade em determinados postos específicos, devidamente estabelecidos pelos comerciantes e as indústrias agora é responsável pela retirada destes produtos, com o intuito de reciclá-los ou reutilizá-los. Já a Administração Pública se responsabiliza por criar mecanismos de conscientização e educação dos consumidores.

Veja também o significado de logística e de desenvolvimento sustentável.

O significado de Logística reversa está na categoria: Geral