Significado de Losango

O que é Losango:

Losango é uma figura do ramo da geometria, um polígono quadrilátero (quatro lados) que tem todos os lados iguais e dois ângulos agudos e dois obtusos.Losango

Também descrito como rombo, o losango é classificado como um paralelogramo, porque cada lado tem outro lado disposto de forma paralela.

O quadrado tem características semelhantes ao losango (4 lados com o mesmo comprimento) e ao retângulo (4 ângulos retos). Assim, o quadrado é uma figura geométrica especial, podendo ser considerado um losango e um retângulo. Apesar disso, o cálculo das áreas vai ser diferente, dependendo dos ângulos do polígono.

É frequente haver a dúvida entre losango ou losângulo. Apesar disso, a forma correta é losango e não losângulo, sendo que esta última não consta no dicionário.

Uma das representações mais famosas do losango está presente na Bandeira Nacional do Brasil. De acordo com a heráldica, a losango é uma figura geométrica que remete para a feminilidade, e a cor amarela indica riquezas como ouro, por exemplo. Assim, uma possível interpretação para o losango amarelo é que o Brasil, como pátria, é uma mãe que apresenta algumas riquezas e que cuida dos seus filhos.

Descubra mais sobre o significado da Bandeira do Brasil.

Cálculo da área do losango

Em um losango com dois ângulos agudos e dois ângulos obtusos, o cálculo da sua área é feito através da multiplicação do comprimento da diagonal maior (distância entre os vértices mais distantes, que apresentam ângulo agudo) pelo comprimento da diagonal menor (distância entre os vértices mais próximos, que apresentam ângulo obtuso). Essa fórmula é a mesma para calcular a área de um retângulo, e por isso o resultado é dividido por dois, porque o losango tem a metade da área do retângulo imaginário que o circunda. Assim, a fórmula é: (d x D) / 2.

Veja também:

Data de atualização: 30/01/2019. O significado de Losango está na categoria: Geral