Significado da Lua azul

O que é a Lua azul:

Lua azul é o nome de um fenômeno astronômico que acontece a cada três anos, quando há o surgimento de uma segunda lua cheia durante o mesmo mês.

Normalmente durante um mês, as fases lunares são únicas, ou seja, a lua em uma semana é cheia, na outra minguante, nova e crescente, respectivamente.

No caso deste raro fenômeno, temos a ocorrência de duas semanas em que a lua está na sua fase cheia durante o mês.

A próxima Lua Azul está prevista para ocorrer no mês de janeiro de 2018.

Mesmo sendo chamada de Lua Azul, dificilmente a lua aparecerá nesta cor. Este nome foi adotado a partir da expressão em inglês “once in a blue moon” (“uma vez a cada lua azul”), que era utilizada para descrever este evento entre os nativos da língua inglesa.

Saiba mais sobre o significado da Cor Azul.

A expressão “once in a blue moon” teria se originado a partir de uma antiga história cômica famosa no século XVI.

Um cavalheiro, que não queria assumir compromisso com as mulheres, mas ao mesmo tempo não queria deixar de ser gentil, dizia-lhes: “Casarei contigo numa noite de Lua Azul”.

Esta promessa “romântica” era na verdade uma artimanha para adiar o compromisso para sempre, pois o aparecimento literal da lua azul era extremamente raro – visto que a lua não muda de cor.

Neste caso, para os ingleses, o sentido da expressão “once in a blue moon” seria bastante semelhante ao da famosa frase “só no dia de São Nunca”, para os brasileiros.

No entanto, a lua pode mesmo aparentar ter a cor azul, em raríssimos casos.

Isso acontece por causa de partículas específicas que ficam na atmosfera do planeta e que podem alterar a refração da luz emitida pelo satélite natural, dando a impressão de que a lua está com a cor azul.

Ver também o significado de Cromoterapia e da Superlua.

Data de atualização: 02/09/2015.