Lua de Sangue

O que é a Lua de Sangue?

A Lua de Sangue é um fenômeno astronômico que deixa a Lua com aparência avermelhada.

Para que uma Lua de Sangue (ou Lua Sangrenta) aconteça é preciso que outros dois fenômenos aconteçam ao mesmo tempo: Super Lua e Eclipse Lunar total.

A Lua de Sangue pode ser vista a olho nu quando as condições climáticas e geográficas favorecem. Mas ela não pode ser vista sempre que acontece e em todos os lugares. A visibilidade pode depender da data em que a Lua Sangrenta acontece e da localização do observador. Além disso, outros fatores, como as condições meteorológicas, podem interferir na capacidade de visualização.

A próxima Lua Sangrenta vai acontecer no dia 25 de abril de 2032.

EclipseRegistro da Lua de Sangue e do eclipse lunar.

Por que a Lua fica vermelha?

A Lua Sangrenta fica vermelha porque os raios solares refletidos na Lua são em tons avermelhados.

Durante o fenômeno a Lua está mais perto da Terra (Superlua) e somente as cores com baixa frequência são refletidas. Os tons mais avermelhados e alaranjados, por fazerem parte do espectro de baixa frequência, são os únicos raios do sol refletidos sobre a Lua.

A explicação desse acontecimento se deve ao fenômeno da dispersão de Rayleigh, que filtra e impede a passagem de alguns tipos de raios solares e, na Lua Sangrenta somente os tons avermelhados e alaranjados conseguem ultrapassar esse filtro. É por esse motivo que a Lua de Sangue é vista em tons quentes e avermelhados.

O que é um eclipse lunar?

Um eclipse lunar só acontece quando a Lua, a Terra e o Sol estão perfeitamente alinhados. A Terra fica ao centro - entre o Sol e a Lua - e a linearidade do posicionamento faz com que a Lua não seja visualizada da Terra.

Isso acontece porque, no decorrer do eclipse, a sombra da Terra dificulta que os raios solares atinjam a Lua, o que faz com que ela fique encoberta pela sombra da Terra.

Leia também o significado de eclipse.

O que é uma Superlua?

Uma Superlua acontece quando a Lua (na fase cheia) fica mais perto da Terra, a cerca de 350 mil quilômetros. Essa proximidade é a menor distância que a Lua fica do planeta e é chamada de perigeu.

Quando a Superlua é vista da Terra, é possível perceber que a ela aparenta estar maior e refletindo mais claridade do que estamos acostumados a ver. Essa percepção acontece justamente pela proximidade com a Terra.

Para saber mais, veja também os significados de Superlua e perigeu.

Data de atualização: 03/02/2020.