Significado de Lucro líquido

Talita Carvalho
Talita Carvalho
Licenciada em Economia

O que é Lucro líquido:

Lucro líquido é um indicador de rentabilidade de uma empresa ou de um investimento. Esse lucro corresponde a todo o valor da receita, menos todos custos decorrentes da atividade.

Isto é, o lucro líquido é o resultado do seguinte cálculo: receita total menos custo total. Assim, uma empresa que deseja calcular seu lucro líquido deve somar todas as receitas de suas vendas e dela deduzir todas as despesas, como salários, tributos e matérias-primas.

Esse indicador é importante para que o investidor saiba qual é o rendimento do seu investimento, se ele está de acordo com o esperado ou se precisa reduzir os custos, por exemplo.

Diferença entre lucro líquido e lucro bruto

Lucro bruto e lucro líquido são dois indicadores financeiros importantes, mas refletem os resultados da empresa considerando aspectos diferentes.

O lucro líquido, como já explicado, é o resultado da receita total menos os custos totais. O lucro bruto, por sua vez, é o resultado da receita total menos os custos variáveis.

  • O lucro líquido mede o rendimento do negócio considerando todos os gastos para o seu funcionamento.
  • O lucro bruto avalia de que maneira os custos relacionados à produção impactam o retorno da empresa.

Para compreender melhor a diferença entre os dois lucros, vamos entender o que são custos fixos e custos variáveis.

Custos fixos

Os custos fixos são todas as despesas decorrentes da atividade de uma empresa, que independem da quantidade de produtos produzidos. Isto é, este custo será o mesmo se a empresa produzir 10 ou 1000 produtos.

Exemplos de custos fixos: salários dos funcionários e o aluguel de um imóvel.

Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles que variam conforme a quantidade de produtos produzidos. Isso significa que, quanto mais produtos produzidos, maior será o custo variável.

Exemplos de custos variáveis: matéria-prima para produção dos produtos ou a energia elétrica gasta a mais para a produção de uma quantidade maior de produtos.

Saiba mais sobre receitas e despesas, tributo e matéria-prima.

Como calcular o lucro líquido?

Basicamente, o lucro líquido é calculado com a soma das receitas totais menos os custos totais. A receita total é a multiplicação entre a quantidade de produtos vendida e o preço desses produtos (preço x quantidade).

Considere o exemplo de uma empresa que vende cadernos a 10 reais e que em um mês vendeu 1.000 cadernos. Nesse caso, 10 x 1.000 = 10.000.

Receita total: 10.000

Para a manutenção das suas atividades, a empresa tem custos com funcionários, energia elétrica, água, impostos e matéria-prima que totalizam 6.000 reais.

Custo total: 6.000

Sendo o lucro líquido determinado pela fórmula: Receita total - Custo total, teremos o seguinte resultado:

10.000 - 6.000 = 4.000

Lucro líquido: 4.000

Nesse caso, o lucro líquido da empresa é de 4.000 reais. Esse valor pode ser satisfatório ou não e quem fará essa avaliação são os investidores ou proprietários da empresa.

Para avaliar se a lucratividade da empresa é satisfatória é preciso considerar o desempenho dos concorrentes, a rentabilidade de outros tipos de investimentos e também o investimento inicial realizado para a abertura do negócio.

Caso o resultado do cálculo do lucro líquido seja negativo, termos uma situação de prejuízo e não de lucro. Isso acontece quando os custos superam o valor da receita.

Veja também o significado de lucro, lucro real e lucro presumido.

Data de atualização: 16/08/2019.

Talita Carvalho
Talita Carvalho
Formada em Economia pela Universidade Federal do Paraná e mestranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina.