Significado de Luto

O que é Luto:

Luto, do latim “lucto”, é um sentimento profundo de tristeza e pesar pela morte de alguém. O luto é caracterizado por um período de consternação e saudade pela perda de um ente querido.

Os sinais exteriores do sentimento de luto podem ser expressos sob as mais diferentes formas, nas diversas culturas e religiões, em especial na igreja católica, que realiza alguns rituais durante o período de luto, como a encomendação do corpo, a missa de corpo presente, a missa de sétimo dia e a missa de um mês do dia do falecimento.

As cores que representam o luto variam entre os países. O preto, o mais usual, foi durante muitas décadas, a cor usada pela família do morto, durante o velório, o sepultamento e por um longo período de luto.

A cor branca é mais usual para representar o luto nas civilizações orientais, como na China e no Japão. Na África do Sul é o vermelho que representa a cor do luto.

O costume ocidental de vestir preto por ocasião do luto já era usual entre os egípcios. Essa tradição depois passou para os romanos, que vestiam uma toga preta durante o luto. O uso do preto como a cor do luto foi expandido em todo o Império Romano e adotado pela Igreja Católica. Entre os cristãos, o roxo também é uma cor que representa o luto.

Luto oficial

O luto oficial é uma forma de manifestação de tristeza de uma nação pela morte de uma autoridade pública. É comum também o presidente do país decretar luto oficial pelo falecimento de uma figura pública que se destacou por prestar relevantes serviços à nação, um escritor, um esportista etc.

O período normal para luto nacional é de três dias, podendo ser estendido por sete dias. No caso do falecimento do Presidente da República, o luto será de oito dias.

Quanto ao hasteamento da Bandeira Nacional, durante o período de luto, será a meio mastro em todas as repartições públicas que a decretou, seja ela na esfera municipal, estadual ou federal.

Data de atualização: 30/10/2014.