Significado de Magnetismo

O que é o Magnetismo:

Magnetismo é uma força que exerce um poder de atração ou repulsão entre determinados objetivos, como ímãs e materiais ferromagnéticos, por exemplo.

De acordo com as leis da física, o fenômeno do magnetismo atua através de dipolos (forças magnéticas divergentes), denominadas “polo norte” e “polo sul” ou “dipolos magnéticos”. Os ímãs, por exemplo, apresentam dois polos em que o magnetismo se manifesta com maior intensidade.

Saiba mais sobre o significado dos ímãs.

Neste sentido, impera a chamada lei da força magnética, indicando que polos de mesma natureza se repelem, enquanto polos diferentes se atraem.

Os polos dos ímãs também são inseparáveis, ou seja, mesmo quebrando o imã ao meio e “separando” os polos norte e sul, cada novo pedaço do imã irá originar novas polaridades opostas.

Saiba mais sobre o significado da Física.

Eletromagnetismo

Consiste no ramo de estudo ligado à Eletricidade que relaciona os fenômenos elétricos e magnéticos. A interação entre esses fenômenos origina o chamado “campo eletromagnético”.

Ver também o significado da Eletricidade.

Magnetismo terrestre

O planeta Terra possui um campo magnético ao seu redor que o protege da intensa carga de radiação eletromagnética emanada pelo sol.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o polo sul magnético da Terra se localiza no Polo Norte geográfico, enquanto que o polo norte magnético está próximo ao Polo Sul geográfico (região da Antártida).

Os cientistas acreditam que o campo magnético da Terra foi construído graças as constantes correntes elétricas que circulam no seu interior.

Magnetismo pessoal

Consiste na ideia de um individuo possuir qualidades que façam com que outras pessoas gostem de ficar em sua companhia.

Características como simpatia, confiança, amizade, consideração e respeito são básicas para que determinada pessoa consiga desenvolver um “magnetismo pessoal”.

Este também costuma ser um conceito filosófico comumente explorado e disseminado pela doutrina do Espiritismo. Neste caso, o magnetismo pessoal ainda seria responsável por influenciar as energias psíquicas do ambiente e das pessoas.

Assim como acontece com a lei da força magnética, os espíritas acreditam que pessoas com “cargas energéticas” de mesma natureza tendem a se unir, enquanto que as energias divergentes se separam.

Data de atualização: 17/06/2016.