Mania

O que é mania:

Mania é um costume, hábito ou gosto que normalmente é incomum, repetitivo e extravagante. As manias ainda podem representar uma característica do transtorno bipolar, um tipo de distúrbio mental.

Comumente, a palavra mania é utilizada para se referir a um mau hábito, vício ou esquisitice que é particular de determinada pessoa. Exemplo: “Ele tem a mania de roer as unhas”.

Originalmente, a palavra “mania” surgiu a partir do grego manía, que pode ser traduzido como “estado de loucura” ou “demência”.

Tendo em conta o significado etimológico deste termo, a mania também é considerada uma patologia psicológica, formatando um estado de exaltação do temperamento, responsável por desencadear uma série de impulsos irracionais, por exemplo.

Vale lembrar que as “manias cotidianas” das pessoas, ou seja, os hábitos repetitivos e, em muitos casos, extravagantes só podem ser classificadas como algum tipo de transtorno mental quando se tornam prejudiciais para as diferentes esferas da vida do indivíduo. Neste caso, as manias podem ser consideradas transtornos obsessivos-compulsivos (TOC).

Os maníacos, por norma, são identificados com base em dois principais sintomas: estado de euforia anormal e a irritabilidade exagerada, levando a pessoa com este tipo de distúrbio psicológico a confrontar violentamente outras pessoas. A hiperatividade e o aumento excessivo da autoestima e autoconfiança também são características das pessoas com quadros maníacos.