Significado de Manifesto

O que é Manifesto:

Manifesto é um gênero textual que consiste numa espécie de declaração formal, persuasiva e pública para a transmissão de opiniões, decisões, intenções e ideias.

Normalmente de cunho político, um manifesto tem como objetivo principal expor determinado ponto de vista publicamente ou mesmo para um indivíduo ou grupo de pessoas.

Na literatura, o manifesto está incluindo no chamado gênero argumentativo, devido a sua natureza de tentar convencer o leitor do discurso narrado através de argumentos.

O manifesto é considerado uma importante ferramenta democrática, pois possibilita que todo o indivíduo possa expressar publicamente o seu ponto de vista sobre determinado situação ou assunto, seja social, político, cultural ou religioso.

Ver também o significado de persuasão.

Características de um manifesto

De acordo com a norma, os manifestos apresentam uma estrutura livre, no entanto devem ter obrigatoriamente algumas características:

  • Título
  • Identificação da problemática
  • Análise da problemática
  • Argumentação dos autores sobre o assunto
  • Apresentação de supostas soluções
  • Local, data e assinatura de todos os manifestantes

A linguagem empregada no manifesto deve ser proporcional ao público-alvo a qual se destina. Porém, deve ser evitado o uso de gírias e palavras de baixo-calão (palavrões).

Manifesto Comunista

Originalmente chamado de “Manifesto do Partido Comunista” (Manifest der Kommunistischen Partei, em alemão), este é um texto criado pelos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1848.

Com o Manifesto Comunista, o mundo conheceu os principais ideais do comunismo. O texto critica o modelo e a organização social capitalista, classificando a burguesia como atual classe opressora.

Este manifesto foi escrito durante um período de grandes conflitos entre os principais países europeus, conhecido por Primavera dos Povos ou Revoluções de 1848.

Graças a este movimento, dois importantes direitos foram conquistados: diminuição da jornada de trabalho de doze horas diárias para dez, e o direito do voto universal (no entanto só para os homens).

Saiba mais sobre o significado do Comunismo.

Manifesto Antropofágico

Foi uma corrente de vanguarda que marcou a primeira parte do modernismo literário brasileiro, liderado pelos artistas Oswald de Andrade (1890 – 1954) e Tarsila do Amaral (1886 – 1973).

A primeira publicação do Manifesto Antropofágico foi em 1º de maio de 1928, trazendo consigo a ideia de restruturar a cultura nacional.

A principal proposta do Manifesto Antropofágico era a consolidação de uma arte genuinamente brasileira.

O manifesto abordava a ideia de “antropofagia cultura”, uma metáfora ao ato de “ruminar” e “transfigurar” a arte que chega ao Brasil de outros países, a fim de dotá-la com um caráter nacional.

Descubra mais sobre o significado do Modernismo.

O significado de Manifesto está na categoria: Geral