Significado de Marketing de relacionamento

O que é o Marketing de relacionamento:

Marketing de relacionamento é o conjunto de ações e estratégias adotadas por uma empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os clientes.

O maior objetivo do marketing de relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, criando uma relação de proximidade dele com a marca, ao ponto que eles se tornem defensores e divulgadores da mesma.

Também chamado de marketing relacional, ele engloba além das estratégias para obter e fidelizar clientes, estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção e criação de autoridade no mercado.

Este mecanismo é adotado sobretudo quando a empresa pretende se tornar uma referência no mercado. Para isso, ela investe em boas experiências oferecidas aos seus clientes e usuários, esperando receber boas recomendações e feeddbacks.

Desta forma, o marketing de relacionamento não é tido como uma estratégia de curto prazo. Seu objetivo é fazer com que esta relação seja contínua e progressiva.

Quando uma empresa cria um plano de marketing de relacionamento, ela também precisa implantar a cultura da fidelização dos clientes junto aos seus colaboradores, pois é neste primeiro contato que se inicia a relação entre a empresa e o cliente.

Por isso, é importante que a empresa tenha um sistema de atendimento que cative e conquiste o cliente desde o primeiro contato. Esta é uma das formas positivas que podem fazer com que os clientes recomendem a empresa ou marca e que outras pessoas possam vir a ter contato.

O marketing de relacionamento pode utilizar meios do marketing tradicional como o marketing digital, o marketing de conteúdo, entre outros.

Na era da internet, este processo do marketing de relacionamento ganhou novas formas através das mídias sociais, o que facilita ainda mais o estreitamento das relações entre as marcas e seus clientes.

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