Significado de Marketing Viral

O que é Marketing Viral:

Marketing viral é toda forma de material publicitário que produza uma maior divulgação de uma marca, serviço ou produto, através do encorajamento de levar adiante a mensagem passada no material.

Esta ação de divulgação utiliza técnicas de marketing que recorrem a outros meios de comunicação já existentes, como as redes sociais e a internet em geral, para atingir seu principal objetivo.

Normalmente, o processo do marketing viral inicia quando um indivíduo repassa uma informação que recebeu para as pessoas que ele conhece. Esta informação é capaz de estimular mais pessoas a repassar esta mesma informação para outras pessoas, transformando este processo em uma propagação viral.

Inicialmente, o marketing viral consistia na prática de vários serviços livres de e-mail em adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários, para alcançar um usuário potencial, que poderá reenviar o e-mail a outras pessoas suscetíveis.

Atualmente, o conceito de marketing viral não está associado a uma ameaça para o computador e o termo "viral" está relacionado com a velocidade de propagação da informação.

O marketing viral pode ser utilizado também para descrever alguns tipos de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogs, de sites, e de várias outras formas para criar o rumor de um novo produto ou serviço. O termo publicidade viral se refere à ideia de que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos.

Muitas vezes, a técnica de marketing viral é patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço, e para isso usam várias ferramentas como videoclipes, jogos em flash, imagens, textos etc.

Alguns especialistas em marketing e publicidade afirmam que o marketing viral é uma estratégia de risco, porque o seu resultado é muitas vezes imprevisível, e causa uma reação negativa da parte do público. O marketing viral só faz sentido quando faz parte da estratégia de posicionamento e da cultura da empresa.

O marketing viral é bastante semelhante ao buzz marketing, sendo que os dois têm como objetivo chamar a atenção das pessoas, fazendo com que elas falem umas com as outras sobre a marca em questão.

Exemplos de Marketing Viral

O marketing viral pode ocorrer através de vários métodos de transmissão: de boca em boca, através da web (onde existem links que servem para partilhar informação com amigos), através de e-mail, programas mensageiros como google talk e bluetooth. Além disso, existem empresas que oferecem recompensas para pessoas que consigam convencer amigos a compartilhar a informação.

Quando bem elaborado, ele consegue conquistar o seu público-alvo, fazendo com que ele compartilhe a iniciativa da marca/empresa com outros, de forma "contagiosa". A criatividade é uma palavra chave no conceito de marketing viral, que tem sido revolucionado com as novas tecnologias.

O significado de Marketing Viral está na categoria: Geral