Significado de Massa molar

O que é Massa molar:

Massa molar (M) consiste na massa molecular (massa dos átomos) medida em gramas. Este é um conceito muito utilizado na química.

Antes de calcular a massa molar de determinada substância é preciso conhecer a sua massa molecular, que consiste na soma de todas as massas atômicas dos átomos que constituem a molécula.

O número da massa atômica pode ser facilmente encontrado em qualquer tabela periódica, onde são apresentados esses dados de cada uma das substâncias. A massa atômica significa o número de prótons que a substância tem em seu núcleo.

Assim, para obter a massa molar é necessário somar as massas atômicas de cada átomo. O resultado deve ser em g/Mol (gramas por Mol).

Por exemplo, para obter a massa molar de H2O (água), precisamos encontrar a massa atômica de cada elemento:

H = 1g - como existem dois átomos de H na fórmula química da água, então o valor seria igual a 2g.

O = 16g.

Massa molar de H2O = 2 g + 16g = 18g/Mol.

O Mol é a unidade que serve para converter da unidade de massa atônica (u) em gramas. O valor de 1 Mol é igual a 6 x 1023, sendo este conhecido como a Constante de Avogadro.

Saiba mais sobre o significado da Química.

Massa molar e Massa molecular

Ambas apresentam os mesmos valores, sendo a única diferenciação a unidade de medida de cada uma.

A massa molecular (MM) corresponde a massa de uma molécula a partir da unidade de massa atômica (u). Já a massa molar refere-se a massa da molécula a partir da unidade "grama".

Antes de determinar qual a massa molar de uma substância é preciso conhecer a sua massa molecular.

Data de atualização: 21/05/2018.