Significado de Matéria Orgânica

O que é Matéria Orgânica:

Matéria orgânica é o composto formado por restos vegetais (folhas, galhos, raízes, cascas etc.) e animais (em menor escala) que integram o solo.

A matéria orgânica quando decomposta pela ação dos micro-organismos forma o humos, um composto de cor escura, que em função de seus elementos nutritivos, têm grande importância para o solo, levando fertilidade para as plantas.

A matéria orgânica junto com os minerais, a água, o ar e os diversos seres minúsculos, como os fungos, as bactérias e as formigas, minhocas, cupins etc., transformam o solo em organismo vivo. A terra composta de matéria orgânica se transforma em uma esponja, repleta de canais, por onde circula o ar e a água, retendo os nutrientes e facilitando a absorção dos mesmos pelas raízes das plantas.

Matéria orgânica e agricultura

A matéria orgânica é o fertilizante básico para a produção da agricultura orgânica, que além de respeitar o meio ambiente, produz alimentos saudáveis, livres de fertilizantes químicos, prejudiciais ao solo e à saúde humana.

Muitos agricultores e produtores rurais preocupados não somente com a conservação da fauna e flora, mas também com a preservação dos solos e dos recursos hídricos, estão recorrendo ao emprego da agricultura orgânica para a produção de alimentos puros e saudáveis, livres de agrotóxicos, adubos químicos e substâncias sintéticas que agridem o meio ambiente.

O Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de alimentos orgânicos. Um selo de certificação orgânica é emitido por certificadoras nacionais, que garantem a procedência e qualidade orgânica dos produtos.

Data de atualização: 30/01/2014.