Significado de Matéria-Prima

O que é Matéria-Prima:

Matéria-prima é a substância com a qual se fabrica os mais variados bens. É um produto natural ou transformado usado como base no processo produtivo das indústrias.

A matéria-prima pode ser de origem vegetal (por exemplo, o cacau, matéria-prima para a fabricação do chocolate), animal (o couro do gado bovino, caprino ou de outro animal, com os quais se fabricam sapatos, bolsas etc.) ou mineral (a bauxita, da qual é extraído o alumínio com que se fabricam portas, janelas, aviões etc.).

Além das matérias-primas naturais existem as matérias-primas transformadas, ou seja, aquelas utilizadas não mais em seu estado natural, mas já industrializadas ou modificadas. É o caso, por exemplo, do papel (matéria-prima transformada), obtido da celulose (matéria-prima natural), extraída de vegetais como o eucalipto, que é utilizada pela indústria gráfica para os mais variados fins.

O conjunto de atividades produtivas das indústrias transformam as matérias-primas, que passam por todos os processos produtivos, onde se transformam em mercadorias que chegam à fase de distribuição final, a chamada Cadeia de Valor Empresarial.

Há países que são grandes exportadores de matéria-prima, possuem mão de obra barata e não têm parque industrial que absorva a produção. Há outros países desenvolvidos, industrializados, que possuem recursos tecnológicos para explorá-las e industrializá-las. Tais países formam empresas multinacionais ou transnacionais, que lideram a comercialização de diversos produtos. O Truste é a fusão de diversas empresas, com o objetivo de dominar determinadas ofertas de produtos ou serviços.

A matéria-prima, as indústrias, e o uso da mão de obra pelo mundo, leva a uma divisão de atividades entre os inúmeros países e recebe o nome de Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

Veja também: amianto.

Data de atualização: 24/10/2018. O significado de Matéria-Prima está na categoria: Geral