Significado de Medula

O que é Medula:

Medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, popularmente conhecido como "tutano", onde são produzidas as células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas).

A palavra "medula" vem do latim medulla, que significa “cerne", "interior", "miolo", "o que está dentro".

A medula óssea pode ser de 2 tipos:

  • Medula amarela: Está presente nas grandes cavidades dos ossos grandes, sendo constituída principalmente por células adiposas e algumas células sanguíneas primitivas;
  • Medula vermelha: É um tecido hematopoiético, sendo o local de produção de eritrócitos e leucócitos. A medula óssea vermelha é constituída por uma um rede de tecido conjuntivo, com fibras ramificadas e preenchida por células medulares.

O transplante de medula óssea é um tratamento para determinados tipos de câncer (leucemias e linfomas) que consiste em infundir sangue de medula óssea rico em células mãe, proveniente de um doador, em um receptor previamente preparado.

Medula Espinhal

A medula espinhal ou espinal é formada por tecido nervoso e ocupa o espaço interior da coluna vertebral. É a porção alongada do sistema nervoso central, sendo a continuação do encéfalo.

Sua função é levar informações do encéfalo para as outras partes do corpo, bem como trazer informações do corpo para o encéfalo através do sistema nervoso periférico (nervos).

Data de atualização: 13/01/2015.