Significado de Megaton

O que é um Megaton:

Megaton ou megatonelada é um termo usado para caracterizar a unidade de medida que serve para avaliar o poder de destruição contido em um projétil nuclear. Ela equivale a 4,184 petajoules.

O termo se refere então a classificação da liberação de energia quando ocorre uma explosão nuclear. Ele é representado pela sigla Mt.

Esta unidade de energia é adotada em vários tratados de controle de armas nucleares, além de dar uma noção do poder de destruição em comparação com os explosivos convencionais. Ela também foi utilizada para descrever a energia liberada em eventos destrutivos, como os impactos de asteróides.

Esta classificação é feita através da comparação da energia produzida pela explosão do projétil com a energia produzida pela explosão de um milhão de toneladas de trinitrotolueno (T.N.T.), uma susbtância química presente em explosivos.

A tonelada (ou ton) de TNT é uma unidade de energia equivalente a 4,184 gigajoules, aproximadamente a quantidade de energia libertada pela detonação de uma tonelada de TNT. A megatonelada (ou megaton) de TNT então gera uma unidade de energia equivalente a 4,184 petajoules.

Saiba mais sobre o significado da Energia nuclear.

O significado de Megaton está na categoria: Geral