Significado de Meio-termo

O que é Meio-termo:

Meio-termo é o que está na metade do caminho, representa uma atitude moderada e com equilíbrio entre duas partes.

As duas palavras formam um substantivo composto, e este tipo de unidade semântica deve ser escrita com hífen. Portanto a grafia correta em português é meio-termo e não meio termo.

Se existem dois pólos opostos, dois extremos, o meio-termo seria aquilo que está situado no meio, entre um e outro.

É entendido como algo moderado, tem a ver com equilíbrio ou até mesmo com uma atitude comedida. Como por exemplo: "é preciso haver um meio-termo entre o comportamento formal e informal na rotina do ambiente de trabalho".

Chegar em um meio-termo é chegar a um consenso entre duas partes opostas.

Em inglês, no sentido de acordo, é traduzido por compromise. Nos demais usos, podem ser usados os termos middle course ou middle way, e ainda half term.

Indica também indecisão. Usar de meios-termos é não dizer uma coisa concreta, não querer se comprometer com nenhum dos lados. Expressão muito utilizada no ambiente da Política, por exemplo: "o discurso do vereador permaneceu no meio-termo. Nem concordou com a bancada, nem discordou do prefeito".

Alguns sinônimos para meio-termo são moderação, comedimento ou metade.

Plural de Meio-Termo

O plural de meio-termo é meios-termos. Pois a expressão é formada de um numeral, meio, e um substantivo, termo. Pela regra, este tipo de construção deve concordar com todos os elementos que a compõem.

Meio-termo de Aristóteles

O meio-termo de Aristóteles é uma doutrina criada pelo filósofo grego. O meio-termo para o pensador seria o estado ideal de vida em sociedade, onde os extremos são condenáveis (são vícios), e deve-se viver para buscar o equilíbrio.

O significado de Meio-termo está na categoria: Geral