Significado de Mente

O que é a Mente:

A mente pode ser caracterizada como um estado, dimensão ou fenômeno complexo da natureza humana que associamos ao ato de pensar.

Ela está relacionada com o conceito de descrever as funções do cérebro humano no que diz respeito a potência intelectual, funções cognitivas e comportamentais humanas.

A palavra é originada do latim méntem e significa "pensar, conhecer, entender". Porém, ela também pode ter o significado de medir, ponderar, visto que, com as habilidades que ela possui, ela pode avaliar o peso e as consequências dos pensamentos.

A mente implica um conjunto de processos que se desenvolvem de forma consciente e inconsciente e permite ao ser humano ter a capacidade de obter informações, associá-las, analisá-las e obter suas próprias conclusões. Ela também está ligada a características humanas como a razão, a memória, a intuição, a inteligência, o arquétipo, o sonho, o sentimento, ego e superego, além de poder influenciar a conduta de um indivíduo, que conhecemos como uma pessoa "mente aberta".

É comum que exista alguma confusão entre os conceitos do que é o cérebro humano e a mente. O cérebro é a parte física, ou seja, é um órgão que se encontra na cavidade craniana que apresenta uma grande quantidade de neurônios (células do sistema nervoso). A mente representa como a parte imaterial e funcional deste órgão. Ela se encarrega do processamento da informação que recebemos e é responsável por responder a esta através de uma determinada conduta.

Há também alguma divergência entre as áreas do conhecimento que estudam a mente. A Neurociência é responsável por compreender o funcionamento da mente, através da atividade cerebral. Existe uma função vital de interação entre a mente e o cérebro, onde o que afeta um, afeta o outro também. Já a Psicologia é a área que estuda o comportamento da mente, tendo como base, práticas psicoterápicas que podem provocar alterações na atividade neural do cérebro.

Veja mais sobre o significado de Psicologia.

Como funciona a mente

Uma das principais características da mente é a de ter a capacidade de inteligência e raciocínio. Ela funciona de maneira que capta todas as informações que são armazenadas nos neurônios cerebrais e através deste processo, aliado também com os estímulos corporais, ela é capaz de entrar em sintonia com qualquer centro do sistema nervoso espalhado pelo corpo e levar a resposta daquela informação armazenada, em uma fração de segundos, permitindo com que a gente possa ter uma reação ou consequência para tal caso.

A atividade da mente atua dentro de três níveis que funcionam de acordo com as frequências das ondas cerebrais: Astral, alfa e teta. Eles trabalham sobretudo no consciente da mente e aliados ao campo energético do corpo, provocam diferentes níveis de relaxamento mental, que nos permitem descansar, pensar, sonhar, etc.

Existe também o nível da inconsciência. Nele, somente o subconsciente age e se assemelha a um estado de coma, ou ao nível onde nos encontramos no mundo espiritual.

A Mente Humana na Psicologia

A Psicologia é a ciência responsável pelos estudos comportamentais da mente. Ela atua de maneira a identificar estes comportamentos e através das suas práticas, pode alterar o funcionamento da mente humana, se houver necessidade.

Portanto, diferente da Neurociência, a Psicologia se preocupa em avaliar o comportamento e as reações da mente humana em determinadas situações, levando em conta fatores biológicos e sociais para explicar tais comportamentos.

A Psicologia se torna um dos estudos de fundamental importância para a mente humana, pois consegue ajustar suas práticas às descobertas e tendências atuais de observar a atividade mental, ampliando os horizontes e admitindo novas possibilidades e características à mente humana.

Data de atualização: 01/08/2017. O significado de Mente está na categoria: Geral