Significado de Mesentério

O que é o Mesentério:

MesentérioMesentério é um órgão do corpo humano, que consiste numa dobra dupla no revestimento interno abdominal (peritônio), e tem a principal função de manter a união entre o intestino e a parede do abdômen, além de permitir a irrigação sanguínea das vísceras.

A descoberta do mesentério como um órgão somente foi definitivamente comprovada e anunciada publicamente em janeiro de 2017, através do resultado de pesquisas feitas por um grupo de cientistas da Universidade de Limerick, na Irlanda, na revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology.

Antigamente, o mesentério era considerado apenas uma membrana fragmentada, que funcionava como ligamento do aparelho digestivo. No entanto, os estudos comprovaram que possui todas as características anatômicas necessárias para ser classificado como um órgão: estrutura contínua e única.

A primeira descrição feita sobre o mesentério é de autoria de Leonardo Da Vinci, no início do século XVI.

O peritônio – onde está localizado o mesentério – é considerado a maior membrana do corpo humano, responsável por cobrir tanto a parede abdominal, como também as vísceras.

Com o reconhecimento do mesentério como um órgão, o corpo humano passa a ter 79 órgãos classificados pela medicina.

O significado de Mesentério está na categoria: Medicina