Significado de Metabolismo

O que é Metabolismo:

Metabolismo é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese degradação (ou decomposição) das células.

Originado a partir do termo grego metábole, que significa “mudança” ou “troca”, o metabolismo acontece com a ajuda de enzimas, por meio de uma cadeia de produtos intermediários.

Este fenômeno está relacionado com três funções que são vitais e que ocorrem no corpo humano: nutrição (inclusão de elementos essenciais no organismo), respiração (oxidação desses elementos essenciais para produção de energia química) e síntese de moléculas estruturais (utilizando a energia produzida).

O processo metabólico se divide em dois grupos denominados anabolismo (reações de síntese) e catabolismo (reações de degradação).

Veja a Diferença entre Anabolismo e Catabolismo.

Anabolismo são reações químicas construtivas, ou seja, produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Por exemplo, a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.

Catabolismo são reações químicas destrutivas, ou seja, há uma quebra de substâncias. Por exemplo, a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.

Para manter as funções vitais (respiração, batimento cardíaco, temperatura corporal, e etc.), o organismo gasta uma grande quantidade de energia. É o que se chama de metabolismo basal.

Saiba mais sobre o Catabolismo.

Metabolismo acelerado

Há influência de diversos fatores no metabolismo, por exemplo, genética, idade, sexo, altura, peso, prática de atividade física, entre outros.

O gasto de mais ou menos energia depende desses fatores. Por isso, algumas pessoas são magras e, mesmo comendo de tudo, não engordam. Enquanto outras, enfrentam grandes dificuldades para conseguirem emagrecer.

Emagrecer de forma adequada, implica equilibrar a ingestão de calorias de acordo com o nível de atividade física. Dietas rápidas envolvem a perda de gorduras, mas também de massa muscular, o que não é conveniente para resultados a longo prazo.

No caso do chamado “metabolismo acelerado”, o organismo processa de modo mais rápido o desgaste das calorias. De acordo com alguns endocrinologistas, quanto maior a aceleração do metabolismo, maior será o gasto calórico.

Neste caso, as pessoas com “metabolismo acelerado” tendem a ter mais dificuldades em ganhar peso, enquanto que os indivíduos com metabolismo lento apresentam dificuldades em perder peso.

Metabolismo basal

Consiste na quantidade de calorias consumidas em vinte quatro horas por um indivíduo que se encontra em repouso absoluto e em jejum (de pelo menos 12 horas), sem haver dano nos órgãos internos do seu corpo.

É medido através do oxigênio consumido ou do dióxido de carbono libertado em um determinado intervalo de tempo. O metabolismo basal varia de acordo com o tamanho da pessoa (é maior quanto menor for a pessoa), da idade (é menor quanto maior for a idade), e do sexo (sendo um pouco menor no caso das mulheres).

Ver também: o significado de Homeostase e Farmacocinética.

Data de atualização: 08/01/2018. O significado de Metabolismo está na categoria: Ciência