Metabolismo

O que é o metabolismo:

Metabolismo é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese degradação (ou decomposição) das células.

Originado a partir do termo grego metábole, que significa “mudança” ou “troca”, o metabolismo acontece com a ajuda de enzimas, por meio de uma cadeia de produtos intermediários.

Este fenômeno está relacionado com três funções que são vitais e que ocorrem no corpo humano: nutrição (inclusão de elementos essenciais no organismo), respiração (oxidação desses elementos essenciais para produção de energia química) e síntese de moléculas estruturais (utilizando a energia produzida).

O processo metabólico se divide em dois grupos denominados anabolismo (reações de síntese) e catabolismo (reações de degradação).

Veja a diferença entre Anabolismo e Catabolismo.

Anabolismo são reações químicas construtivas, ou seja, produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Por exemplo, a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.

Catabolismo são reações químicas destrutivas, ou seja, há uma quebra de substâncias. Por exemplo, a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.

Para manter as funções vitais (respiração, batimento cardíaco, temperatura corporal, etc.), o organismo gasta uma grande quantidade de energia. É o que se chama de metabolismo basal.

O que é o metabolismo basal

Consiste na quantidade de calorias consumidas em vinte quatro horas por um indivíduo que se encontra em repouso absoluto e em jejum (de pelo menos 12 horas), sem haver dano nos órgãos internos do seu corpo.

É medido através do oxigênio consumido ou do dióxido de carbono libertado em um determinado intervalo de tempo.

Ver também: Catabolismo, Homeostase e Farmacocinética.