Microcitose
O que é a Microcitose:
Microcitose significa uma diminuição do tamanho dos eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos), indicada no hemograma através do VCM (Volume Corpuscular Médio). Neste caso, os eritrócitos são denominados microcíticos.
A palavra "microcitose" tem origem no grego, em que micro significa "pequeno", kytos significa "célula" e ose quer dizer "aumento".
Quando a diminuição dos eritrócitos é pequena, marcado no VCM entre 80 e 80,9 é chamada de microcitose discreta. É possível que nestes casos a pessoa não sinta nenhum sintoma diferente.
Causas da microcitose
A microcitose é frequentemente observada em casos de anemias causadas por deficiência de ferro ou de vitamina B12.
Além disso, a condição também pode ocorrer em doenças crônicas e nas talassemias, que são algumas condições de saúde que interferem no transporte de oxigênio, principalmente por causa da baixa quantidade de proteínas no sangue.
Algumas doenças renais e hepáticas, que são doenças crônicas, também podem ocasionar a redução do tamanho dos glóbulos vermelhos.
Normocitose, macrocitose e anisocitose
Estas expressões são classificações médicas a respeito do tamanho das hemácias, que pode ser verificado através de um exame de sangue (hemograma).
Quando as hemácias estão dentro do tamanho normal (normocíticas), caracteriza-se a normocitose.
A macrocitose é o oposto da microcitose, ou seja, é um aumento do tamanho dos eritrócitos (macrocíticos). A macrocitose também pode ser um indicativo de quadro anêmico.
Já a anisocitose significa a presença de eritrócitos de tamanhos diferentes. Assim como acontece com a microcitose e com a macrocitose, esta situação pode estar ligada à existência de anemia.
Valores de referência do VCM em adultos
A análise sanguínea laboratorial do volume corpuscular médio indica os valores de referência que devem ser usados para verificar o diâmetro e as condições dos eritrócitos. São eles:
- Normocitose: 81.
- Microcitose: menor ou igual 81.
- Microcitose discreta: entre 80 e 80,9.
- Microcitose acentuada: menor que 60.
- Macrocitose: maior que 90.
- Macrocitose acentuada: maior que 120.
O que são eritrócitos
Os eritrócitos, também chamados de hemácias ou glóbulos vermelhos, são responsáveis por transportar oxigênio e gás carbônico no sangue. São formados na medula óssea e duram aproximadamente 120 dias no organismo humano.
Os eritrócitos são compostos por hemoglobina e globulina. A hemoglobina é uma proteína que transporta oxigênio através do sangue, já a globulina é uma proteína responsável por fazer a coagulação sanguínea.
Veja também Anisocitose e Macrocitose.