Significado de Microcitose

O que é Microcitose:

Microcitose significa uma diminuição do tamanho dos eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos), indicada no hemograma através do VCM (Volume Corpuscular Médio). Neste caso, os eritrócitos são denominados microcíticos.

A palavra "microcitose" tem origem no grego, em que micro significa "pequeno", kytos significa "célula" e ose quer dizer "aumento".

Quando a diminuição dos eritrócitos é pequena, marcado no VCM entre 80 e 80,9 é chamada de microcitose discreta. É possível que nestes casos a pessoa não sinta nenhum sintoma diferente.

Causas da microcitose

A microcitose é frequentemente observada em casos de anemias causadas por deficiência de ferro ou de vitamina B12.

Além disso, a condição também pode ocorrer em doenças crônicas e nas talassemias, que são algumas condições de saúde que interferem no transporte de oxigênio, principalmente por causa da baixa quantidade de proteínas no sangue.

Algumas doenças renais e hepáticas, que são doenças crônicas, também podem ocasionar a redução do tamanho dos glóbulos vermelhos. 

Normocitose, macrocitose e anisocitose

Estas expressões são classificações médicas a respeito do tamanho das hemácias, que pode ser verificado através de um exame de sangue (hemograma).

Quando as hemácias estão dentro do tamanho normal (normocíticas), caracteriza-se a normocitose.

A macrocitose é o oposto da microcitose, ou seja, é um aumento do tamanho dos eritrócitos (macrocíticos). A macrocitose também pode ser um indicativo de quadro anêmico.

Já a anisocitose significa a presença de eritrócitos de tamanhos diferentes. Assim como acontece com a microcitose e com a macrocitose, esta situação pode estar ligada à existência de anemia.

Leia mais sobre Anemia.

Valores de referência do VCM em adultos

A análise sanguínea laboratorial do volume corpuscular médio indica os valores de referência que devem ser usados para verificar o diâmetro e as condições dos eritrócitos. São eles:

  • Normocitose: 81.
  • Microcitose: menor ou igual 81.
  • Microcitose discreta: entre 80 e 80,9.
  • Microcitose acentuada: menor que 60.
  • Macrocitose: maior que 90.
  • Macrocitose acentuada: maior que 120.

Saiba mais sobre o VCM.

O que são eritrócitos?

Os eritrócitos, também chamados de hemácias ou glóbulos vermelhos, são responsáveis por transportar oxigênio e gás carbônico no sangue. São formados na medula óssea e duram aproximadamente 120 dias no organismo humano. 

Os eritrócitos são compostos por hemoglobina e globulina. A hemoglobina é uma proteína que transporta oxigênio através do sangue, já a globulina é uma proteína responsável por fazer a coagulação sanguínea.

Veja também os significados de Anisocitose e Macrocitose.

Data de atualização: 25/01/2019. O significado de Microcitose está na categoria: Medicina