Significado de Molambo

O que é Molambo:

Molambo ou mulambo é um termo de origem angolana, utilizado atualmente como um sinônimo de "farrapo" ou "maltrapilho"

O termo molambo surgiu inicialmente com os escravos africanos, na época da escravatura no Brasil, e depois começou a ser usado como uma expressão popular, com um sentido pejorativo, para designar uma pessoa suja, mal arrumada, descuidada com sua aparência ou que tem péssimo aspecto físico, vestindo-se mal.

Etimologicamente, a palavra "molambo" se originou a partir do idioma quimbundo - uma das línguas de origem banda mais faladas em Angola, ainda hoje em dia - mulambo. Este termo foi adotado durante a época da escravatura, quando os angolanos que vieram para o Brasil eram chamados de molambos pelos Senhores de Engenho, os patrões das fazendas.

Naquela época, os escravos que usavam roupas sujas, velhas e maltrapilhas eram chamados de molambos. Mesmo após o fim da escravidão, a palavra de raíz africana se manteve para designar os indivíduos que andavam mal arrumados.

Atualmente, molambo é utilizado em um sentido pejorativo, sendo aquele indivíduo que usa peças de roupa rasgadas, não faz a higiene diária, não toma banho, cheira mal e etc. Na linguagem popular, essa pessoa é conhecida por molambenta.

Data de atualização: 06/02/2015.