Significado de Moleza

O que é Moleza:

Moleza é um substantivo feminino que define a qualidade daquilo que é mole, sem firmeza. Também usado para se referir à falta de ânimo.

Na gíria, também ganha o mesmo sentido daquilo que é mole como aquilo que é fácil. Ao dizer que alguma coisa "é moleza", se está dizendo que é fácil, simples de executar.

São exemplos do uso da palavra moleza:

"Entre os sintomas da gripe estão a moleza no corpo e dores de cabeça". (Qualidade do que é mole).

"A moleza tomava conta dela depois de uma semana intensa de trabalho".(Falta de ânimo)

"Esse exercício de português é moleza, você nem vai precisar da minha ajuda para fazer". (Fácil)

Na gíria, ainda se usa o diminutivo molezinha para reforçar o quão fácil é determinada coisa: "Passar no exame foi molezinha".

Em inglês, moleza encontra mais de uma tradução, dependendo do sentido que se quer dar. Enquanto aquilo que é mole, é enervation. Para aquilo que é fácil, pode-se usar cinch ou piece of cake.

Entre os sinônimos para moleza estão as palavras maciez, maleabilidade, flacidez e macio. Também são os termos preguiça, cansaço, prostração, morosidade, lerdeza, abatimento e desânimo. Enquanto sinônimo do que é fácil, temos simples, descomplicado e acessível.

Moleza ou Molesa

A palavra moleza é sempre escrita com z. A forma molesa não existe no português.

Moleza se escreve com Z devido à uma regra da Ortografia de Língua Portuguesa que estabelece que os substantivos abstratos formados a partir de adjetivos, terminados em ez ou eza, devem sempre ser escritos com Z. Moleza é um substantivo que vem do adjetivo mole, e portanto deve seguir esta regra.

Data de atualização: 23/11/2016.