Significado de Montanhas

O que são Montanhas:

As montanhas são um tipo de relevo caracterizado por elevada altitude em relação à superfície do seu entorno. Os outros relevos existentes na Terra são: planaltos, planícies e depressões.

Costuma-se considerar como montanha uma elevação natural superior a 300 metros, abaixo disso, esses relevos são considerados morros ou colinas. Para a geologia, as montanhas são formações recentes, pois sofreram pouco desgaste dos agentes exógenos, como as chuvas e os ventos.

As montanhas costumam compor exuberantes paisagens naturais, mas oferecem condições climáticas bastante adversas quando em altitudes muito elevadas, como temperaturas baixas, elevada umidade, baixa pressão atmosférica e ar rarefeito.

Montanha

Entenda o significado de relevo.

Tipos de montanhas

As montanhas podem ser classificadas conforme vários aspectos, como altitude, idade, aspecto e origem. A origem é uma das formas mais comuns de classificá-las, nesse caso, existem quatro tipos de montanhas:

Montanhas de falhas: as montanhas de falhas são resultado da colisão entre blocos que se racham e produzem as falhas. Nesses caso, um dos blocos costuma ficar sobre o outro.

Montanhas de dobramentos: são resultado de ações de agentes internos do relevo, como o movimento das placas tectônicas, que ao se chocarem, empurram a superfície. Essas montanhas são consideradas formações recentes, do Período Terciário da Era Cenozoica.

Montanhas vulcânicas: são formadas a partir das erupções vulcânicas e podem ser formadas por vulcões extintos ou em atividade. Normalmente, são compostas pela lava da montanha, que se derrama e se solidifica ao redor do vulcão.

Montanhas de erosão: as montanhas de erosão se formam a partir do desgaste das rochas que a circundam. Esse é um processo muito lento e essas montanhas costumam ser baixas.

Saiba mais sobre placas tectônicas e erosão.

As montanhas mais famosas do mundo

Monte Everest

O Monte Everest é o ponto mais alto do planeta, com 8.840 metros. Ele está na fronteira entre o Nepal e a China e atrai muitos alpinistas interessados em escalar a montanha de maior altitude na Terra.

As condições climáticas como o frio, os ventos, a escassez de oxigênio e o risco de avalanches tornam esse desafio bastante perigoso. Estima-se que existam na montanha cerca de 200 corpos de pessoas que perderam a vida tentando chegar ao cume.

EverestMonte Everest - Fronteira entre o Nepal e a China

Aconcágua

O Aconcágua é a montanha mais alta fora do território asiático, ela faz parte da Cordilheira dos Andes e seu cume está localizado na província de Mendoza, na Argentina. O Aconcágua tem 6.961 metros e é o ponto mais alto do Hemisfério Sul e do Hemisfério Ocidental.

Essa montanha também atrai montanhistas do mundo todo. Pela rota normal (noroeste), a subida não é tão difícil, pois não exige escaladas técnicas, mas a subida pela face sul da montanha é considerada uma das mais perigosas do mundo.

MontanhaAconcágua - Argentina.

Kilimanjaro

Kilimanjaro é uma montanha de origem vulcânica e é o ponto mais alto da África, com 5.895 metros. Está localizado na parte norte da Tanzânia, próximo à fronteira com o Quênia.

Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Kilimanjaro perdeu 80% de sua neve desde 1900 e estima-se que toda sua neve possa acabar em 2020. O aquecimento global está entre as principais causas desse fenômeno.

Saiba o que é a UNESCO e o aquecimento global.

KilimanjaroKilimanjaro, Tanzânia.

Existem montanhas no Brasil?

Como já explicado, as montanhas são resultado de dobramentos recentes, que sofreram pouca ação de agentes exógenos, como as chuvas e os ventos.

No entanto, as montanhas que existem no Brasil são muito antigas e já sofreram fortes processos erosivos. Por esse motivo, existe uma polêmica sobre a existência desse tipo de relevo no território brasileiro.

Devido ao desgaste sofrido por essas formações, as montanhas brasileiras têm cumes arredondados e não passam de 3.000 metros. Além disso, as montanhas no Brasil não estão mais em processo de orogênese, nome dado ao processo de formação das montanhas.

Assim, as montanhas brasileiras estariam em processo de degradação, para tornarem-se planaltos. De qualquer forma, a própria legislação e muitos estudiosos consideram que, apesar de pequenas e em fase de erosão, existem, sim, montanhas no Brasil.

Curiosidades sobre as montanhas

  • Um conjunto de várias montanhas é chamado cordilheira, dentre as mais famosas cordilheiras estão: o Himalaia, na Ásia, os Andes, na América do Sul e os Alpes, na Europa.
  • Existem apenas 14 montanhas com mais de 8 mil metros no mundo e todas estão na Ásia.
  • 24% da superfície terrestre é formada por montanhas e 10% da população mundial vive em regiões montanhosas.

Veja também o significado de planalto e altitude.

Data de atualização: 09/09/2019.