Significado de MOOC

O que é MOOC:

MOOC são as iniciais do inglês Massive Open Online Course (Curso Online Aberto e Massivo, na tradução literal para o português), e consiste num modelo de curso que utiliza ferramentas da Web para ajudar um grande número de pessoas a ampliar os seus conhecimentos, simultaneamente, em determinados assuntos.

Os cursos que seguem o modelo MOOC, são destinados para qualquer pessoa que queira aprimorar os seus conhecimentos sobre um tema específico ou aprender algo novo.

Tendo como base a conectividade fornecida pela internet, os alunos do MOOC podem estar em qualquer lugar do planeta, aprendendo através dos princípios da chamada “educação à distância” e “educação aberta”, que visa o livre acesso as oportunidades de aprendizado, como conteúdos Creative Commons, por exemplo.

Outra característica que difere os cursos MOOC dos tradicionais é a sua escalabilidade, ou seja, a indeterminação do número mínimo e máximo de alunos inscritos para que o curso possa começar. Os cursos tradicionais, por exemplo, exigem um número fixo de interessados para que possam ser iniciados.

Para participar dos MOOC’s não é obrigatório o aluno estar matriculado em alguma universidade ou colégio, nem pagar taxas, pois, em princípio, são totalmente gratuitos.

A ideia do MOOC teria nascido em 2008, no Canadá, mas apenas em 2012 o conceito se popularizou, sendo este consagrado como o “Ano do MOOC”. Houve um “boom” de sites e instituições especializadas em aplicar este modelo de ensino a distância, inclusive no Brasil. 

Data de atualização: 14/05/2015. O significado de MOOC está nas categorias: Tecnologia, Siglas