Significado de Mortalidade infantil

O que é Mortalidade infantil:

Mortalidade infantil representa a morte de crianças no seu primeiro ano de vida. Esta é uma situação que afeta todo o mundo, principalmente os países mais pobres.

Entre algumas das principais causas para a mortalidade infantil está a falta de saneamento básico, que pode provocar a contaminação da água e de alimentos, provocando inúmeras doenças para o recém-nascido.

As precárias condições dos hospitais e a falta de assistência médica às grávidas e aos recém-nascidos também são razões para o agravamento da mortalidade infantil em algumas regiões. Em alguns lugares do mundo, como em alguns países africanos, por exemplo, a principal causa da mortalidade infantil é a desnutrição, provocada em consequência da má alimentação das crianças.

Por outro lado, países desenvolvidos como o Japão, Finlândia e Islândia têm as menores mortalidades infantis no planeta, com uma média de 3 óbitos a cada mil nascimentos. Mais uma vez, a explicação para estes resultados está nas condições de saúde, saneamento e educação básicos que são corretamente oferecidas nessas nações.

Ver também sobre o significado de Morbimortalidade.

Taxa de Mortalidade Infantil

Consiste num indicador social que mostra a quantidade de bebês que morreram antes de completar um ano de vida. Esta analise é feita em comparação a cada mil indivíduos que nascem vivos.

Esta taxa é definida levando em consideração a mortalidade infantil de determinado local (normalmente uma região ou país), sendo esta analisada por um período de tempo específico (um ano, por exemplo).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera "aceitável" uma média de 10 mortes de bebês em cada mil nascimentos. Números superiores a este já são considerados preocupantes.

O resultado da taxa de mortalidade infantil reflete a condição e eficácia dos serviços públicos básicos daquele local, como o saneamento básico, a disponibilidade de serviços médicos e medicamentos, a educação, a alimentação, os cuidados durante a maternidade, entre outros.

Saiba mais sobre o significado da Taxa de mortalidade.

Mortalidade infantil no Brasil

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil segue com um declínio na taxa de mortalidade infantil no país.

Segundo o último censo realizado pelo IBGE no Brasil, a taxa de mortalidade infantil era de 13,82 por mil nascidos vivos.

taxa mortalidade infantil no Brasil - IBGE 2013

No Brasil, assim como em outros países em desenvolvimento, a falta de saneamento básico adequada em algumas regiões, além de poucos recursos médicos e hospitalares para darem o correto suporte ao recém-nascido, são algumas das principais causas da mortalidade infantil no país.

Data de atualização: 15/10/2019.