Significado de MPEG

O que é MPEG:

MPEG é uma sigla em inglês para Moving Picture Expert Group (Grupo de Especialistas de Imagens em Movimento, em português).

Trata-se de um grupo formado pela Organização Internacional para Padronização -Internacional Organization for Standardization (ISO) - em parceria com a International Electrotechnical Comission (IEC), com o objetivo de definir um modelo de compressão de informações e transmissão de áudio e vídeo, sem perder a qualidade dos arquivos.

Para conseguirem compactar os arquivos de áudio e vídeo sem com que perdessem muita qualidade, o grupo decidiu criar um sistema que armazenasse apenas a mudança de um "quadro" para outro, ao invés de salvar todos os "quadros" de uma única vez no arquivo.

O MPEG surgiu em 1988 e foi o responsável pelo desenvolvimento do MP3 (MPEG Layer 3), o formato de compressão de áudio digital mais utilizado no mundo, pois não permite uma perda muito grande de qualidade no arquivo.

Também foram criadas outras variação do MPEG, como o MPEG 1, MPEG 2 e MPEG 4, que possuiam melhoramentos no processo de associar uma imagem à arquivo digital, mantendo a sua qualidade.

As extensões utilizadas para os arquivos em MPEG são .mpeg ou .mpg.

Pronuncia-se "emepegue".

O significado de MPEG está na categoria: Tecnologia