Significado de Mucama

O que é uma Mucama:

Mucama era o nome dado à criada negra (ou escrava) que prestava serviços domésticos para seus senhores. Costumavam ser jovens e belas e, em alguns casos, também serviam como ama de leite para os filhos de seus patrões.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do idioma quimbundo makamba, que tinha o significado de “escrava concubina”. Esta palavra era usada principalmente no Brasil e em alguns países africanos de língua portuguesa.

Na época da escravidão, as mucamas eram vistas como “escravas de estimação” e costumavam acompanhar as senhoras (sinhás-donas) ou suas filhas (sinhás-moças) em passeios pelo campo ou cidade, além de desempenhar outras funções caseiras.

Ver também: Racismo.

Também conhecida por mucamba ou mocamba, este tipo de escrava ainda tinha a obrigação de satisfazer sexualmente os seus mestres, quando assim lhe era solicitado.

Mesmo tendo um tratamento diferenciado em comparação ao restante dos escravos (algumas mucamas recebiam educação diferenciada, como aulas de inglês ou francês, por exemplo), a mucama também era alvo de ameaças e torturas constantes por parte de seus patrões, caso descumprisse alguma ordem ou contrariasse aos comandos de seus superiores.

Ver também: 6 Livros sobre Racismo que todo mundo deveria ler.

Data de atualização: 29/11/2016.