Significado de Mula-sem-cabeça

O que é Mula-sem-cabeça:

A mula-sem-cabeça é uma personagem do folclore brasileiro que faz parte de uma famosa lenda e também é conhecida como mula preta, mulher de padre ou mula de padre.

É muito difícil conseguir determinar a origem da lenda da mula-sem-cabeça, uma característica de várias lendas. Existem algumas versões diferentes da lenda que variam de acordo com a localização geográfica.

Em alguns casos a lenda afirma que será transformada em uma mula-sem-cabeça a moça que tiver um relacionamento amoroso com um padre. Outras versões afirmam que qualquer moça que tenha relações sexuais fora do casamento poderá sofrer essa maldição. Alguns estudiosos afirmam que a lenda foi criada para assustar moças jovens, para que elas não praticassem atos imorais que envergonhassem a família. A lenda também surgiu para reforçar o celibato, instituído pela Igreja Católica para os seus sacerdotes.

Lenda da Mula-sem-cabeça

Segundo a lenda, a moça que namorar e casar com um padre será transformada em uma mula sem cabeça, em uma noite de quinta para sexta-feira. A mula normalmente é marrom ou preta e costuma ter ferraduras de aço ou prata. Além disso, a cabeça da mula não é visível porque está envolvida em uma tocha de fogo, e por esse motivo é chamada de mula-sem-cabeça. Esse ser sobrenatural, saía galopando a alta velocidade, relinchando muito alto e percorria sete povoados, assustando todos os que atravessavam o seu caminho. A mula-sem-cabeça parecia ser atraída pelas unhas e dentes das pessoas. Por esse motivo, a lenda diz que para não ser atacado, é preciso se deitar no chão de bruços, escondendo os olhos, dentes e unhas.

Para quebrar essa maldição, era preciso retirar os freios da boca do animal, ou então conseguir retirar sangue dele (uma gota bastava). Quando o encanto era quebrado, a mula se transformava novamente em uma moça, que se mostrava arrependida pelos seus pecados.

Ainda hoje, de acordo com uma crença popular, pessoas afirmam que nas noites de quinta para sexta, especialmente quando ocorre a lua cheia, é possível avistar padres cavalgando sobre mulas-sem-cabeça.

Data de atualização: 17/06/2013.