Significado de Mutação

O que é Mutação:

Mutação é o nome dado para o efeito ou ação de mudar, alterar ou transformar algo; uma metamorfose ou evolução.

No ramo da biologia, a mutação é um termo que define o fenômeno da alteração brusca e inesperada do material genético (DNA) de um ser vivo, podendo, a partir de então, ser transmitido para os seus descendentes.

O conceito de mutação na biologia surgiu a partir de observações feitas pelo biólogo Hugo de Vries, no começo do século XX.

Ao analisar um grupo de plantas e sua hereditariedade, o biólogo percebeu que às vezes surgiam algumas características novas e inéditas em algumas espécimes, que não eram visíveis em seus antepassados. Assim, Hugo descobriu que se tratavam de alterações aleatórias e inesperadas no gene dessas plantas, que poderiam, a partir de então, ser retransmitidas para os seus descendentes.

Essa descoberta foi de grande ajuda para compreender melhor o esquema de evolução e o surgimento de novas variações genéticas entre os organismos.

Mutação genética

Nas moléculas de DNA encontram-se as características particulares que formam cada ser vivo. As mutações genéticas podem ocorrer em qualquer célula do organismo, visto que todas contém DNA, sejam elas somáticas (células da pele, do coração, do fígado e etc) ou as chamadas células germinativas (os gametas).

A principal diferença entre uma mutação somática e uma mutação germinativa está no impacto que causam para a evolução da espécie. Um organismo que sofre uma alteração em suas células somáticas, não transmitirá essas mudanças para os seus descendentes; enquanto que os seres que tiverem as suas células germinativas (gametas, ou seja, espermatozoides e óvulos) modificados, poderão transmitir esse novo material genético para as suas gerações futuras.

O que caracteriza uma mutação genética é a sua não hereditariedade, ou seja, não é um fator que está relacionado com o DNA dos antepassados, mas sim uma transformação independente do material genético, modificando determinada característica fisiológica ou no funcionamento do organismo do ser vivo, diferenciando-o dos demais da sua espécie. Esta modificação, no entanto, poderá estar presente nos seus descendentes.

Saiba mais sobre o significado de DNA.

As mutações são causadas por fatores denominados mutagênicos, que podem ser de origem radioativa ou química, como a exposição ao raio x, raios gama e demais radiações ionizantes (que formam íons dentro das células), alterando a sua estrutura.

As mutações genéticas também podem surgir de maneira espontânea, como a partir de um defeito no processo de multiplicação dos cromossomos que compõe o DNA ou na alteração da sequência de pares de um determinado gene.

Tipos de mutação

Existem dois tipos principais de mutações: mutações gênicas e mutações cromossomiais.

As mutações gênicas são alterações de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, enquanto que as mutações cromossomiais são mudanças em sequências inteiras do cromossomo, que podem ser estruturais (alteração na sequência dos genes) ou numéricas (na quantidade de cromossomos).

Data de atualização: 05/06/2015. O significado de Mutação está na categoria: Ciência